Governo entrega mais cinco viaturas para o fortalecimento da segurança pública

Governo segue fazendo investimentos para fortalecer a segurança pública do Acre (Foto: Val Fernandes/Secom)

Como parte dos investimentos para ampliar as ações  da segurança pública e o fortalecimento do sistema prisional do Acre, o governo do Estado, por meio do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), fez a entrega na manhã desta quarta-feira, 29, em Rio Branco, de cinco viaturas estilo furgão devidamente adaptadas com celas para o transporte de detentos.

A entrega foi feita pela governadora em exercício, Nazareth Araújo, que destacou que ações como essas fazem parte do plano de estruturação da segurança pública que visa o bem estar da população. Segundo ela, foram investimentos de quase um milhão de reais no reforço da segurança pública.

Nazareth Araújo ressaltou ainda o comprometimento do governo: “Estamos também com concursos públicos com 500 vagas para as Polícias Civil e Militar. Tudo isso, visando fazer o sistema de segurança pública acontecer, para que tenhamos maior qualidade e agilidade nos serviços que são prestados à sociedade”, frisou.

Investimentos de quase um milhão de reais na aquisição das cinco viaturas (Foto: Diego Gurgel/Secom)

A governadora disse também que os investimentos para a aquisição dos automóveis foram do Fundo Penitenciário casados com investimentos da prevenção no combate à criminalidade. “Precisamos unir forças para dizer não à violência e buscar uma sociedade de paz, onde as pessoas se harmonizem pelo trabalho e pela oportunidade de vida”, disse.

Martin Hessel, diretor-presidente do Iapen, contou que os veículos entregues servirão também para a realização de escolta, tanto judiciais como as de saúde,  e deslocamento dos reeducandos para o interior do estado para participarem de audiências. “Temos a previsão de receber mais veículos como esses ao longo do ano. Nossa intenção é contemplar todas as cidades do Acre”, revelou.

O secretário de Segurança, Emylson Farias, disse que o governo do Estado tem implementado inúmeras ações para fortalecer a segurança pública, com obras e ampliações em unidades prisionais preparando um investimento de R$ 40 milhões para este ano.“Temos feito com que as coisas ocorram e caminhem na normalidade dentro do ambiente prisional. Quando a gente fortalece o sistema prisional, dando boas condições de trabalho, a gente fortalece a segurança pública aqui fora”, afirmou.