parceria

Governo entrega equipamentos para apoiar ações do Ministério Público do Acre

O governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas (Semapi), realizou na manhã desta terça-feira, 22, a entrega de equipamentos para apoiar o trabalho de monitoramento do Ministério Público do Acre (MPAC).

O governo, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas, realizou a entrega de equipamentos para o Ministério Público. Foto: Tiago Teles/MPAC

O titular da Semapi, Israel Milani, destacou a importância do MPAC nas ações de comando e controle: “Temos o Ministério Público como um grande parceiro e devemos valorizar as ações conjuntas. Com esses equipamentos, com certeza as equipes técnicas terão melhores condições para realizar as ações de comando e controle na prevenção de desmatamentos ilegais e das queimadas desordenadas nas cidades e florestas”.

O secretário Israel Milani destacou a importância do MPAC nas ações de comando e controle. Foto: Tiago Teles/MPAC

O procurador-geral de Justiça do MPAC, Danilo do Nascimento, agradeceu a iniciativa do governo. “É um passo muito positivo em defesa do meio ambiente. Agradecemos a parceria, que foi construída com muito trabalho. Essa é a segunda entrega dentro do termo de cooperação estabelecido. Recebemos inclusive um veículo para nos auxiliar na fiscalização e em muitas outras ações que desenvolvemos”, relatou.

Entre os equipamentos entregues estão telas de projeção, trenas digitais a laser, projetores de alto brilho, receptores GPS de alta sensibilidade, bolsas com medidores de umidade com visor LCD, tablets com tela de dez polegadas e televisores 4k UHD.

Entre os equipamentos entregues estão telas de projeção, trenas digitais a laser, projetores de alto brilho, receptores GPS de alta sensibilidade, bolsas com medidores de umidade com visor LCD, tabletes com tela de dez polegadas e televisores 4k UHD. Foto: Tiago Teles/MPAC

Parceria contínua

Essa não foi a primeira ação da parceria entre o governo do Estado e o Ministério Público pelo meio ambiente. Representantes da Semapi e do MPAC formalizaram na última quarta-feira, 18, a assinatura do termo de cooperação técnica (TCT) entre as instituições para o fortalecimento no combate ao desmatamento ilegal e às queimadas.

O termo de cooperação técnica destinou R$ 444.393,23 ao Núcleo de Apoio Técnico do MPAC. Já haviam sido entregues um veículo tipo caminhonete, drone e outros equipamentos. Os recursos destinados pelo governo do Estado são do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Acre (PDSA II), financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para o fortalecimento das fiscalizações ambientais no Acre.

Também fizeram parte do dispositivo o corregedor-geral do MPAC, Álvaro Luiz Pereira; o procurador-geral adjunto para assuntos jurídicos do MPAC, Celso Jerônimo de Souza; a promotora de justiça do MPAC, Marcela Cristina Ozório; e a diretora de planejamento e gestão estratégica do MPAC, Vângela Maria do Nascimento.