Governo entrega Centro de Diagnóstico do Instituto de Traumatologia e Ortopedia

O governador fez a entrega do Centro de Diagnóstico por Imagem do Into nesta terça, 18 (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
O governador fez a entrega do Centro de Diagnóstico por Imagem do Into nesta terça, 18 (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Com o atendimento iniciado na segunda-feira, 17, o Centro de Diagnóstico por Imagem do Instituto de Traumatologia e Ortopedia do Acre (Into/AC), foi entregue pelo governador Tião Viana, nesta terça-feira, 18. A ala médica responsável pela realização de exames de raio-x digital, ressonância magnética, ultrassonografia  e tomografia computadorizada, já realizou mais de 50 exames nos dois primeiros dias de funcionamento. Isto porque agilidade, eficiência e um atendimento com equipamentos de última geração, agora fazem parte da realidade dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), no estado.

A solenidade de entrega reuniu deputados estaduais, o prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, a vice-governadora, Nazareth Araújo, a primeira-dama do Estado, Marlúcia Cândida, membros do governo e representantes do Ministério Público do Acre (MPE) e Caixa Econômica Federal (CEF).

“Aqui o objetivo é o fim das filas para os exames de ressonância, tomografia, raio-x e ultrasson. Foram investidos cerca de sete milhões, e um esforço enorme para manter as obras, e a certeza de que a espera para o paciente realizar o seu procedimento de diagnóstico por imagem será de 48 horas, no máximo 72 horas”, conta o governador.

O Centro já realizou mais de 50 exames nos dois primeiros dias de funcionamento (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
O Centro já realizou mais de 50 exames nos dois primeiros dias de funcionamento (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O Centro de Diagnóstico por Imagem é parte integrante de um dos institutos de saúde mais complexos da Região Norte, que conta com uma arquitetura sustentável e um padrão de atendimento em saúde pública exclusivo na Amazônia. “A obra toda possui investimentos de R$ 72 milhões, para construção e instalação de equipamentos em todo o Into”, apontou o secretário de Obras Públicas, Leonardo Neder.

Para o secretário de Saúde, Armando Melo, é uma revolução na saúde pública do Acre. “Aqui temos equipamentos de última geração que vão nos ajudar a zerar a demanda suprimida do estado. Não há no Norte, um centro de imagens parecido com esse”, afirmou Melo.

Saúde pública é prioridade

O Centro de Diagnóstico por Imagem é parte de um dos institutos de saúde mais complexos do Norte (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
O Centro de Diagnóstico por Imagem é parte de um dos institutos de saúde mais complexos do Norte (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O prefeito Marcus Alexandre parabenizou o governo pela efetivação de mais um compromisso de gestão. “Enquanto muitos estados brasileiros precisam anunciar cortes, a gente entrega uma obra desse porte. Esse investimento na saúde é digno de louvor, aplausos e reconhecimento”, disse o prefeito.

O presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado estadual Ney Amorim, também pontuou que a obra é revolucionária e representa orgulho para o estado. “As pessoas que necessitam desses serviços têm a certeza da garantia de qualidade”, afirmou o parlamentar.

(Foto: Gleilson Miranda/Secom)
(Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Além do início das operações dessa ala no Into, o governo entregou quatro novas ambulâncias. São viaturas traçadas que devem atender a população das áreas de difícil acesso e zona rural.

Rapidez e atendimento de qualidade

A aposentada Maria Raimunda de Souza contou que chegou cedo na unidade. Moradora de Senador Guiomard, sempre vem a Rio Branco para fazer seu tratamento. Sendo uma das primeiras pacientes do Centro de Imagem ela destaca a celeridade no atendimento que, segundo ela, também foi de primeira qualidade.

“Acabei de fazer uma tomografia. Já estou liberada pra ir para casa e o resultado já deve sair logo. Melhor que antes, né? Agradeço ao governo por olhar pela gente”, agradeceu a dona de casa.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest