Incentivo

Governo entrega barcos e motores ao povo Yawanawa de Tarauacá

Equipamentos foram entregues a indígenas de nove aldeias (Foto: Tashka Yawanawa)

Os equipamentos entregues à Associação Sociocultural Yawanawa pelo governo do Estado foram adquiridos com recursos do Banco Alemão de Desenvolvimento KfW, por meio do Programa Global REM REDD Early Movers. Os barcos e motores devem auxiliar nas atividades desenvolvidas pelos indígenas de nove aldeias localizadas às margens do Rio Gregório.

Tudo foi adquirido pela Secretaria de Meio Ambiente do Acre (Sema) e entregue aos indígenas de Tarauacá no último fim de semana. A Associação Sociocultural investiu na elaboração do Plano de Vida Yawanawa e inscreveu a iniciativa no primeiro edital de Sistema de Incentivo a Serviços Ambientais (Sisa).

O recurso disponibilizado incentiva atividades desenvolvidas na gestão das terras indígenas e que resultem na redução do desmatamento e na conservação dos ativos florestais.

“Esse foi o último convênio atendido pelo primeiro edital. O governo divulgou no início de julho deste ano mais um edital da parceria REM/KfW que vai contemplar pelo menos mais seis projetos com valores de até R$ 90 mil. Esse incentivo é fundamental para o desenvolvimento das aldeias”, afirmou Zezinho Yube, assessor especial dos Povos Indígenas do governo do Acre.

Equipamentos foram adquiridos com recursos do REM KfW (Foto: Teshka Yawanawa)

Vários projetos foram contemplados e receberam apoio para aquisição de equipamentos, construção de pequenas estruturas e implantação de unidades de produção, aquisição de insumos e de bens de consumo administrativo.

A ideia do governo é estimular as atividades ambientais, socioeconômicas e culturais que reforcem iniciativas de gestão e proteção territorial, contribuam com a conservação e uso sustentável da floresta, apoiem a segurança alimentar e valorizem conhecimentos tradicionais.