Governo empossa 394 servidores para Saúde do Estado

“Vocês são capazes de mudar a história da saúde pública do Acre”, disse Tião Viana para os empossados(Foto: Sérgio Vale/Secom)
“Vocês são capazes de mudar a história da saúde pública do Acre”, disse Tião Viana aos empossados (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O governo do Estado deu posse na noite desta terça-feira, 30, a 394 novos servidores da Saúde pública estadual. A cerimônia realizou-se no Teatro Plácido de Castro, que estava lotado com os recém-admitidos e suas famílias, além da presença do governador Tião Viana. Os postos de trabalho serão ocupados na capital e em mais 18 municípios.

“É uma alegria testemunhar este momento de vitória de jovens profissionais. Já somos a capital com o maior número de UPAs [Unidades de Pronto Atendimento] para a população. O Acre é o quarto Estado que mais faz transplantes. Inauguramos uma unidade de hemodiálise em Cruzeiro do Sul. Mais de 200 médicos já foram formados aqui. Sabemos que todos os ambientes têm problemas, mas somos vitoriosos e temos desafios. Vocês são capazes de mudar a história da saúde pública do Acre”, disse o governador Tião Viana para os novos servidores.

Foram convocados médicos em diversas especialidades, técnicos em enfermagem, radiologia, laboratório e análise clínica, e segurança do trabalho, assistentes sociais, cirurgiões dentistas, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, auxiliar em saúde bucal, biomédicos, cirurgiões dentistas, gestores em saúde coletiva, agentes administrativos e motoristas de ambulância.

Novos servidores irão atuar principalmente na capital, além de 18 municípios (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Servidores irão atuar principalmente na capital, além de 18 municípios (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Segundo a secretária de Gestão Administrativa, Sawana Carvalho, o impacto desses novos contratados será de R$ 18 milhões por ano, enquanto o Estado já tem investido R$ 750 milhões no mesmo período na saúde pública do Acre. “É muito para tempos de crise, mas ainda é pouco para valorizar as vidas humanas, e continuamos nos esforçando para manter serviços de qualidade para a população.”

Reforço imediato

“Esse reforço irá suprir nossas necessidades nas unidades de saúde. Fizemos todo um estudo para distribuir esses servidores e vamos fazer um monitoramento para saber como eles irão se comportar nas unidades e os resultados obtidos junto aos usuários para a melhoria dos serviços”, explica o secretário de Estado de Saúde, Armando Melo.

Entre os empossados está o médico Fabrício Lemos. Emocionado, ele afirmou: “Vamos colocar nosso coração nesse serviço. É em nome de cada um de vocês que iremos servir”. Já a formada em saúde coletiva Bruna Cunha ressaltou: “Estamos aqui com um desejo único, o de fortalecer o sistema de saúde pública do nosso Estado”.