Governo elabora projetos para ampliar oferta de crédito aos produtores

Equipe da Emater participa de reunião sobre crédito no Projeto de Assentamento Amônia em Marechal Thaumaturgo (Foto: Cedida)
Equipe da Emater participa de reunião sobre crédito no Projeto de Assentamento Amônia, em Marechal Thaumaturgo (Foto: Cedida)

Por meio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Acre (Emater), o governo do Estado está fortalecendo a oferta de crédito nos municípios acreanos.

Uma das metas é garantir que os produtores tenham a possibilidade de acessar o crédito disponibilizado pelo governo federal. Para isso, a instituição tem enviado técnicos de Rio Branco para ajudar os escritórios do interior na elaboração de projetos de créditos aos bancos.

Dois profissionais passaram cerca de sete dias treinando as equipes dos escritórios e fazendo o levantamento de propriedades de Santa Rosa do Purus e Marechal Thaumaturgo.

Hidelk Farias é técnico em agropecuária, e foi o responsável pelo trabalho realizado em Santa Rosa. No município, foram elaborados 38 levantamentos de propriedades que vão se transformar em projetos de créditos e enviados ao Banco da Amazônia.

“Em Santa Rosa auxiliamos a gerência local com relação ao crédito. Realizamos reunião com a presença de produtores rurais, fizemos nesses dias o georrefenciamento das áreas e coletamos as informações para fazer as propostas para atender aos produtores”, afirma Hidelk.

Nas duas cidades foram elaboradas mais de 70 propostas de crédito agrícola. As principais atividades que devem ser financiadas são o plantio de banana, mandioca, a construção de tanques para piscicultura e a criação de suínos.

“Ampliar a oferta do crédito é uma determinação do governador Tião Viana. Esse dinheiro  permite alavancar as principais cadeias produtivas e garantir o custeio das principais culturas. Vamos continuar levando nossa equipe para que todos os produtores possam ter possibilidade de fazer seu projeto de crédito”, enfatiza Idésio Franke, diretor-presidente da Emater.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter