Governo e WWF renovam acordo pela conservação das florestas e biodiversidade

O governador Tião Viana recebeu na Casa Civil, nesta quarta-feira, 29, os representantes nacionais da Organização Não Governamental (ONG), World Wide Fund for Nature (WWF), para assinarem o acordo que visa a renovação, por mais quatro anos, da cooperação que une ações voltadas para a conservação do meio ambiente e dos recursos naturais com uso sustentável das florestas no estado.

Pela ONG estiveram presentes, o diretor executivo, Maurício de Almeida, o líder de florestas, Marcos Lentini e o coordenador do Programa Amazônia, Ricardo Melo. O representante do Serviço Florestal Brasileiro, Raimundo Deusdará também acompanhou a agenda.

Representantes das Secretarias de Meio Ambiente (Sema), de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), Companhia de Desenvolvimento de Serviços Ambientais do Acre (CDSA) e dos Institutos de Meio Ambiente do Acre (Imac) e de Mudanças Climáticas (IMC) também participaram da reunião.

A WWF é a maior rede ambientalista do mundo quando se trata da conservação da biodiversidade e uso sustentável dos recursos naturais, um dos principais projetos do governo do Acre, o qual avança numa cooperação que já dura mais de 18 anos com a ONG.

Governo e WWF-Brasil assinaram acordo de cooperação para a conservação do meio ambiente e dos recursos naturais com uso sustentável das florestas (Foto: Diego Gurgel/Secom)

“Vocês são patrimônio da humanidade no quesito conservação ambiental, parabéns por esse grandioso trabalho. Por essa parceria que desenvolvemos, muito obrigado”, disse o governador aos representantes.

Mauricio de Almeida reiterou que o termo de colaboração reforça a parceria que já há bastante tempo, simbolizando o compromisso da ONG em apoiar o Acre em suas políticas ambientais e florestais que vão gerar conservação e melhoria de qualidade de vida para a população.

“Aqui definimos, ainda, o plano de trabalho para as áreas relacionadas ao Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE), revisão da normativa de manejo florestal, regulamentação do código florestal e uma série de assuntos, como o pagamento por serviços  ambientais. Tudo para que o Acre continue sendo essa referência na conservação do meio ambiente”, disse.

O secretário de Meio Ambiente, Edegard de Deus, falou sobre a importância da parceria. “Aqui estamos falando da conservação da biodiversidade e uso dos recursos naturais, projeto do nosso governo. Hoje renovamos por mais quatro anos nossa cooperação em prol da conservação das nossas florestas”, enfatizou o gestor.

Projetos que consolidam modelos de florestania

Para Ricardo Melo, a parceria é de extrema relevância, pois consolida modelos de florestania. “Essa parceria é muito importante porque a gente já reúne uma trajetória de trabalho exitosa no Acre, desde os modelos de florestania à consolidação do projeto Acre Comum, uma referência mundial sobre desenvolvimento sustentável”, destacou.

Marcos Lentini pontou que esta etapa é fundamental. “Serve tanto para o que o WWF vem construindo, como para o que o governo ainda pretende fazer. Nossa relação com o Estado é bastante antiga e esse acordo representa uma continuidade das ações que a gente vem desenvolvendo em conjunto”, disse.

O diretor da CDSA, Dande Tavares, reforçou que a parceria atenta para as possibilidades de inovação. “Isto está alinhado com a forma do governo trabalhar. É pensar que o desenvolvimento sustentável é um caminho que se percorre e esse caminho que está fortalecido com a inovação, e esse ato representa a reafirmação de que o Acre está no caminho do desenvolvimento sustentável”, concluiu Tavares.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter