Governo e Ufac programam mestrado e doutorado em medicina

Reforçar a quantidade de mestres e doutores é essencial para abrir o curso de medicina em Cruzeiro do Sul (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Reforçar a quantidade de mestres e doutores é essencial para abrir o curso de medicina em Cruzeiro do Sul (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O governo do Estado, a Universidade Federal do Acre (Ufac) e a Universidade Federal do ABC (UFABC) firmaram nesta quarta-feira, 19, mais um passo para a abertura de 40 vagas de mestrado e doutorado na área médica em Cruzeiro do Sul. O objetivo da parceria é formar profissionais aptos a dar aulas no curso de medicina que será implantando no campus Ufac de Cruzeiro do Sul até 2016.

Serão 30 vagas para mestrado e 10 para doutorado. As inscrições devem começar dia 3 de fevereiro. A Fundação de Amparo à Pesquisa do Acre (Fapac) e o governador Tião Viana têm dado atenção especial para o projeto. A UFABC ministrará as aulas. Segundo o reitor da Ufac, Minoru Kimpara, a implantação do curso de medicina em Cruzeiro do Sul está passando por uma fase decisiva, e o apoio do governo é fundamental, principalmente na formação de professores.

“Também estamos pedindo para que o governador interceda a fim de que possamos acelerar o levantamento da infraestrutura necessária para o curso de medicina em Cruzeiro. Serão 40 novas vagas, que irão fortalecer o número de médicos no Acre”, conta Minoru. O objetivo da Ufac é que o primeiro processo seletivo ocorra no fim de 2015, com a primeira turma iniciando as aulas em 2016.

A responsável – A Faculdade de Medicina do ABC, com sede na cidade de Santo André (SP), foi autorizada a funcionar pelo decreto federal nº 64.062, de 5 de fevereiro de 1969. A partir de sua criação, a faculdade vem se adequando no sentido da formação de um corpo docente qualificado, como também investindo em infraestrutura e recursos técnicos e laboratoriais para o exercício da docência e para a produção de pesquisas.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *