DESENVOLVIMENTO

Governo e Sudam firmam convênio e mais de 50 milhões serão investidos para o desenvolvimento do Acre

Um convênio firmado na tarde desta sexta-feira 13, entre o governo do Acre e a Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), liberou a quantia de mais de 50 milhões em recursos, que serão destinados para investimentos no desenvolvimento do estado. Entre as aquisições está a compra de maquinários e veículos rodoviários, construção de armazéns e investimentos para a gastronomia e hospitalidade.

Sudam liberou a quantia de mais de 50 milhões em recursos, que serão destinados para investimentos no desenvolvimento do estado Fotos: Marcos Vicentti/Secom

Participaram da assinatura do convênio, o governador em exercício Nicolau Júnior, o superintendente da Sudam, Paulo Roberto, o secretário de Obras e Infraestrutura, Thiago Caetano, o secretário de Produção e Agronegócio, Edivan Maciel além de deputados estaduais que contribuíram com emendas parlamentares.

A Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) é uma autarquia do governo federal do Brasil, criada com a finalidade de promover o desenvolvimento da região amazônica, gerando incentivos fiscais e financeiros especiais para atrair investidores privados, nacionais e internacionais.

“Nós temos trabalhado muito com as nossas ferramentas de desenvolvimento que vão desde os convênios a incentivos fiscais e á gestão do FNO para a região. Esses 45 milhões que estamos investindo vão ajudar na manutenção e na criação de novos ramais que farão o escoamento da produção. Outros 5 milhões de convênio serão para a construção de locais para armazenamento de grãos, entre outras ações que vão ajudar na produção rural da região, esse é o caminho do desenvolvimento”, destacou o superintendente da Sudam, Paulo Roberto.

Para o governador em exercício, Nicolau Júnior, a assinatura desse convênio é motivo de comemoração para o estado, tendo em vista os benefícios que trará os investimentos aplicados para o desenvolvimento da agricultura. “É um momento de alegria, são mais de 50 milhões que serão divididos e vão ajudar a melhorar nossos ramais, também 900 mil que serão destinados para a escola de gastronomia e hospitalidade, profissionalizando e capacitando trabalhadores e só temos a agradecer. Depois que tivemos um superintendente acreano na Sudam, já tivemos, em quatro anos, a destinação de mais de 70 milhões de reais em benefício do estado e só tem aumentado a parceria”, disse Nicolau.

Segundo o secretário de Obras e Infraestrutura, Thiago Caetano, serão adquiridas de imediato mais de 20 patrulhas mecanizadas que vão atender todos os municípios em parceria com as prefeituras. “Pretendemos chegar em 100% dos ramais já existentes e abrir novos ramais que no futuro serão importantes rodovias, como a ligação de Cruzeiro do Sul em direção a Pucalpa, a ligação de Cruzeiro do Sul em direção a Porto Walter e a ligação de Feijó em direção ao Envira. A expectativa é que no início do verão já inicie os nossos trabalhos”, explicou.

Para o secretário de Produção e Agronegócio, Edivan Maciel, estes convênios são importantes para reforçar o compromisso do governo em fortalecer a produção e o agronegócio no estado. “São 45 milhões pra aquisição de máquinas para recuperação de ramais no município que irão facilitar o escoamento da produção e 5 milhões para construção de armazéns que irão permitir o armazenamento da produção”, completou.