Equipe da Semsa ensina sobre os cuidados preventivos da doença (Foto: Diego Gurgel/Secom)
Equipe da Semsa ensina os cuidados preventivos da doença (Foto: Diego Gurgel/Secom)

O governo do Acre, por intermédio da Secretaria Adjunta de Humanização, em parceria com a prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), iniciou a Campanha de Combate à Dengue nas repartições públicas. Na tarde desta quarta-feira, 5, foi a vez de a Secretaria de Comunicação do Estado (Secom) receber a palestra de foco preventivo.

Na ocasião, os servidores tiveram a oportunidade de saber mais a respeito do mosquito transmissor da doença e, principalmente, dos cuidados a serem adotados para evitar a proliferação. “É um assunto aparentemente simples, porque todos já ouviram falar um pouco, mas que nos trouxe um universo de informações novas e necessárias”, comentou a servidora da instituição, Viviane Teixeira.

Segundo o chefe de Divisão de Endemias e Controle de Vetores da Semsa, Louro Ferreira, é importante conscientizar a população quanto às responsabilidades individuais e coletivas nesse contexto de combate à dengue. “Nosso objetivo é orientar a comunidade, em geral, para saberem que todos somos responsáveis pela prevenção e combate à dengue, além de tornar as pessoas multiplicadoras de conhecimento sobre a doença”, afirmou.

Servidores da Secom participam de palestra sobre a dengue (Foto: Diego Gurgel/Secom)
Servidores da Secom participam de palestra sobre a dengue (Foto: Diego Gurgel/Secom)

Dengue mata

A dengue é uma doença febril causada por vírus transmitido a partir da picada do mosquito Aedes Aegypti e é originária do meio urbano. Os sintomas surgem repentinamente e se manifestam como febre alta, dor de cabeça e olhos, náuseas, vômitos, tonturas, manchas na pele, dores no corpo e outros. Pode evoluir para a dengue hemorrágica, com sintomas mais agravados e que causam a morte. Pelo menos 75 medicações são contraindicadas em casos de suspeita e, portanto, deve-se procurar as unidades de atendimento médico.

“Quem nunca pegou pode pegar. Quem já pegou pode pegar de novo”

Algumas medidas de controle precisam ser adotadas, a começar dentro do próprio quintal, como manter qualquer reservatório tampado, lavar frequentemente as caixas d’água e deixá-las sempre cobertas, vedar poços e cisternas e evitar lixos e depósitos que acumulem água. A população pode, inclusive, solicitar a presença da equipe de endemias tanto para visitas comuns como para palestras nos bairros, pelo telefone (68) 3227-3165 (Semsa).