Governo e Prefeitura de Rio Branco mantêm equipes mobilizadas apesar da vazante do Rio Acre

Rio Acre já apresenta sinais de vazante, mas equipes continuam mobilizadas (Foto: Assessoria PMRB)

Rio Acre já apresenta sinais de vazante, mas equipes continuam mobilizadas (Foto: Assessoria PMRB)

O Rio Acre já apresenta sinais de vazantes. Mas a preocupação do prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre e do governador Tião Viana com as famílias desabrigadas é grande. Por isso, determinaram que todas as equipes a permanecerem mobilizadas até que as pessoas possam voltar em segurança para as suas casas. 

“Nossa decisão é que todas as equipes irão permanecer mobilizadas e as famílias somente irão voltar para as suas casas quando não houver mais riscos do nível do rio Acre voltar a subir e haja segurança para esse retorno”, afirmou o prefeito Marcus Alexandre.

Com a vazante do Rio Acre, o trabalho continua. A prefeitura já trabalha no plano de limpeza e remoção de entulhos das ruas que ficaram alagadas. Além disso, haverá distribuição de kits de limpeza e desinfeção das casas que também foram atingidas pela enchente.

No parque de exposições Marechal Castelo Branco estão alojadas 386 famílias, sendo 1.651 pessoas adultas e 690 crianças. Com esse número elevado de menores, a prefeitura de Rio Branco, além de toda a estrutura física, também designou equipes para cuidar especialmente delas. 

Todo o dia há um trabalho diferente sendo realizado no parque. Este fim de semana a equipe da secretaria municipal de Saúde realiza a distribuição de kit de higiene bucal (composto por escova e creme dental). As famílias receberam creme dental e cada pessoa uma escova de dente. 

Além disso, a equipe médica deu continuidade a vacinação de crianças iniciada semana passada, incluindo também os idosos. A meta da prefeitura de Rio Branco é diagnosticar todos os casos e por isso há toda uma estrutura montada. Casos mais específicos são encaminhados as Uraps. 

Segurança no Parque 

Somente no Parque de Exposições são 20 homens do policiamento municipal que fazem a vigilância do local (Foto: Assessoria PMRB)

Somente no Parque de Exposições são 20 homens do policiamento municipal que fazem a vigilância do local (Foto: Assessoria PMRB)

Somente no Parque de Exposições são 20 homens do policiamento municipal que fazem a vigilância do local. Eles são auxiliados pela guarnição do 2º Batalhão da Polícia Militar (BPM), que utilizam duas viaturas para realizar a ronda. 

A guarnição tem tido muita solidariedade com as famílias que estão desabrigadas. As dicas de segurança que são repassadas para garantir o melhor nível de convivência possível são fundamentais nesse momento. 

Além da segurança dentro do parque, a Polícia Militar também realiza rondas com frequência nos bairros para preservar o patrimônio das famílias que tiveram suas casas atingidas pela cheia do Rio Acre. A ordem do prefeito Marcus Alexandre e do governador Tião Viana é de que a segurança seja proativa e trabalhe principalmente na prevenção de conflitos.

Atenção às crianças 

Crianças que estão abrigadas no Parque recebem atenção especial (Foto: Assessoria PMRB)

Crianças que estão abrigadas no Parque recebem atenção especial (Foto: Assessoria PMRB)

O número de crianças no Parque de Exposições Marechal Castelo Branco representa quase a metade das pessoas que estão alojadas no local. A prefeitura de Rio Branco, por meio de suas várias equipes, tem dado atenção especial a todas elas, para que os transtornos causados pela mudança repentina de rotina dessas crianças sejam minimizados. 

A alimentação neonatal e infantil é um dado primordial. Um grande número de atendimentos tem sido realizado às mães. Através desses atendimentos é que são distribuídas fraldas, massas e leite em pó para garantir a segurança alimentar das crianças. 

Mas não é somente isso. Através das várias secretarias municipais estão sendo desenvolvidas atividades lúdicas e esportivas para as crianças. Sem falar nas sessões de cinema para adultos e crianças que acontecem diariamente no parque de exposições e que virou atração do público local. 

As crianças também tem tido prioridade no atendimento médico. A equipe da secretaria de Saúde trabalha para vacinar todas as crianças, inclusive fazendo a carteirinha para quem ainda não possui.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter