Governo e prefeitura apresentam Plano de Contingência em Rio Branco

 

As medidas preventivas demonstram o comprometimento do governo com a população (Foto: Fagner Delgado/Prefeitura de Rio Branco)

O plano de contingência reúne as medidas que serão adotadas em caso de enchente do Rio Acre, na capital. O documento foi apresentado pelo prefeito Marcus Alexandre e Defesa Civil Municipal na manhã desta sexta-feira, 13, no auditório da Associação de Municípios do Acre (Amac).

As medidas preventivas, planejadas pelo Estado e Município, demonstram o comprometimento do governo com a população. Segundo a Defesa Civil, nesses primeiros dias de janeiro já choveu 11% acima da média prevista para todo o mês.

O Rio Acre, que marcou o nível de 8,58 metros nesta sexta-feira, atinge a sua cota de alerta quando alcança a marca de 13,50 metros. Contudo, o plano de contingência passa a ser utilizado pelos órgãos de defesa e ambiental quando o manancial registra o nível de 12 metros.

Igarapés e áreas de risco também estão sendo monitoradas em Rio Branco. “Nós estamos entrando no período em que 70% das enchentes ocorreram, por isso estamos mobilizados nesse monitoramento do Rio Acre. A gente espera que tenha enchente, mas, caso aconteça, a prefeitura, parceiros e Estado estarão prontos para dar assistência às famílias”, frisou o prefeito Marcus Alexandre.

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, coronel George Santos, os próximos meses – fevereiro e março – estão entre os mais chuvosos. “Isso significa que a gente ainda tem cerca de 70 dias com previsão de muita chuva, por isso a importância do plano de contingência, que norteia a nossa conduta operacional em circunstância de desastre”, afirmou.

Edegard de Deus, secretário de Estado de Meio Ambiente, ressaltou que “esse documento demonstra o nosso compromisso com a população. Seja em períodos de seca ou cheia do Rio Acre. Estamos todos mobilizados para atuar quando for necessário”.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter