Governo e parceiros discutem ações para cadeia do bambu este ano

Reunião foi realizada nesta quarta-feira na Sect (Foto: Angela Peres/Secom)

O bambu foi mais uma vez tema de discussão, nesta quarta, 22, durante encontro de representantes de instituições que têm, juntas, uma missão para os próximos anos, a começar por 2017: desenvolver a economia florestal sustentável no Acre.

A reunião extraordinária da Sala de Situação da Cadeia Produtiva do Bambu foi realizada na Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect), e contou com a presença do diretor superintendente do Sebrae, Mâncio Lima Cordeiro, do diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), César Dotto, da vice-presidente da Federação das Indústrias do Acre (Fieac), Adelaide de Fátima Oliveira, e do assessor de gabinete do senador Jorge Viana, Gildo César Rocha.

De acordo com a gestora da Sect, Renata Silva e Souza, além de alinhamento, o encontro teve como um de seus principais objetivos a aprovação de alterações do Plano Estadual de Desenvolvimento do Bambu, que devem ser publicadas nos próximos dias.

Segundo Renata, alterações devem ser feitas no Plano Estadual de Desenvolvimento do Bambu (Foto: Angela Peres/Secom)

Aspectos que desafiam as instituições no que diz respeito às espécies de bambu foram abordados, como ciclo de vida, governança e comércio. Foi proposta, inclusive, a criação de um comitê técnico que possa gerenciar a cadeia desde o plantio e manejo até o mercado.

O Acre possui uma das maiores florestas nativas de bambu do mundo. Com potencial sustentável, a fibra é a aposta do século para as áreas de cosméticos, construção civil, arquitetura e artesanato, entre outras. “A ideia é identificar todas as instituições que possam se responsabilizar por cada expertise nas áreas afins do bambu, uma cadeia a ser pensada como um todo”, declarou Mâncio Cordeiro.

A sala de situação foi instituída pelo governador Tião Viana em 2015 para dar os encaminhamentos e garantir a viabilidade econômica para a utilização da matéria-prima. É presidida pela Sect e integrada pelas secretarias de Meio Ambiente (Sema), de Desenvolvimento da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens), Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac) e Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac).

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter