Governo e Funai discutem fortalecimento de ações para os povos indígenas

O governador Tião Viana se reuniu com o presidente nacional da Fundação Nacional do Índio (Funai), João Pedro Gonçalves (Foto: Sérgio Vale/Secom)
O governador Tião Viana se reuniu com o presidente nacional da Fundação Nacional do Índio (Funai), João Pedro Gonçalves (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O governador Tião Viana se reuniu na Casa Civil, nesta quinta-feira, 24, com o presidente nacional da Fundação Nacional do Índio (Funai), João Pedro Gonçalves. A agenda que contou com a participação de membros do governo, da Funai e coordenadores regionais foi para discutir o fortalecimento de ações voltadas aos povos indígenas do Acre. O deputado federal, Léo de Brito, participou do encontro.

Representando as secretarias de governo vinculadas às ações da Funai, estiveram presentes os gestores da Assessoria Especial Indígena, do Instituto de Mudanças Climáticas, e das Secretarias Estaduais de Meio Ambiente (Sema), Saúde (Sesacre, Educação (SEE), Turismo e Lazer (Setul) e de Comunicação (Secom).

“Gratidão à Funai pela parceria permanente com o Acre”, agradeceu Tião Viana, que aproveitou para pedir que a instituição avance ainda mais, junto ao governo, para melhorar os indicadores voltados, sobretudo, para a saúde infantil indígena no interior do estado.

Gonçalves destacou a importância da agenda para estreitar as parcerias e pela terceira vez, renovar o termo de cooperação que visa o fortalecimento das políticas públicas e o indigenismo no estado.

“No Acre temos a presença de 18 etnias indígenas e toda uma dinâmica na fronteira com o Peru. Essa é uma agenda rica, que envolve todos para aprofundarmos temas a fim de fazer mais políticas públicas como turismo em terras indígenas, a saúde pública, a educação diferenciada indígena e outras demandas”, destacou o presidente.

Termo de cooperação técnica

O presidente da Funai destacou a importância das parcerias e de renovar pela terceira vez, o termo de cooperação que visa o fortalecimentodas politicas públicas (Foto: Sérgio Vale/Secom)
O presidente da Funai destacou a importância das parcerias e de renovar pela terceira vez, o termo de cooperação que visa o fortalecimentodas politicas públicas (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Segundo o assessor Especial Indígena, Zezinho Kaxinawa, o termo é um guarda-chuva para ações conjuntas e implementação de políticas públicas voltadas aos povos indígenas.

“No Acre, temos desde 1999 um conjunto de políticas voltadas aos indígenas que são importantes do ponto de vista inovador na gestão territorial e ambiental, que inspirou, inclusive, as políticas nacionais, já que envolvem ações de produção sustentável, vigilância e fiscalização, saúde, educação e incentivos aos serviços ambientais e etnoturismo”, conta o assessor.

O deputado federal Léo de Brito, disse que esse tipo cooperação é fundamental para o avanço e progressão das políticas indigenistas. “Temos um diálogo aberto, verdadeiro e transparente com os povos indígenas. Em nosso mandato estamos na luta pela dignidade dos indígenas do Brasil”, disse o parlamentar.

O secretário de Meio Ambiente, Edegard de Deus, destacou os investimentos do governo para a implementação de políticas públicas para os povos indígenas do Acre. “Já foram investidos R$ 42 milhões e a previsão é de mais R$ 22 milhões para os povos indígenas”, conta o gestor.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter