esportes

Governo e Federação Acreana de Desporto Escolar alinham seletivas estaduais dos Jogos Escolares

A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes do Acre (SEE), por meio do Departamento de Esportes, promoveu na manhã desta quinta-feira, 12, uma reunião de alinhamento com representantes das federações de esportes individuais, para a realização das seletivas estaduais dos Jogos Escolares.

Quem também participou do encontro foi o presidente da Federação Acreana de Desporto Escolar (Fade), José Reinaldo de Azevedo. A entidade é ligada à Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), que irá realizar a etapa nacional do Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) em parceria com o Ministério da Cidadania.

Departamento de Esportes reuniu representantes das Federações no Arena da Floresta. Foto: Stalin Melo/SEE

A etapa nacional dos JEBs será desenvolvida no Rio de Janeiro, entre os dias 29 de outubro e 5 de novembro, e reunirá estudantes de todo o Brasil, com idades entre 12 e 14 anos. Ao todo, serão 18 modalidades esportivas, sendo 13 individuais e 5 coletivas.

No passado, quem realizava os JEBs era o governo federal. “Há mais de 20 anos que os jogos não são realizados”, relatou o chefe do Departamento de Esportes da SEE, Júnior Santiago.

Para as modalidades individuais, este ano não haverá as seletivas municipais e nem regional, apenas a etapa estadual. Quanto às modalidades coletivas, as equipes serão escolhidas por meio de ranqueamento, por não haver tempo hábil para a disputa das modalidades até a fase nacional.

As modalidades individuais dos JEBs são: atletismo, atletismo adaptado, badminton, ciclismo, ginástica artística, ginástica rítmica, judô, karatê, wrestling, natação, taekwondo, tênis de mesa e xadrez. Já as modalidades coletivas são: basquete, futsal, handebol, voleibol e vôlei de praia.

Departamento de Esportes irá realizar as seletivas estaduais para a etapa nacional dos JEBs. Foto: Stalin Melo/SEE

De acordo com Júnior Santiago, depois de quase dois anos paradas devido à pandemia, as atividades esportivas estão sendo retomadas. “A expectativa é muito grande para que a gente possa hoje, junto com as federações, fechar essa parceria e realizar as seletivas”, afirmou.

Já para José Reinaldo, é importante ter o governo como parceiro. “Já fechamos com a SEE e agora estamos conversando com as federações. Estamos retomando as atividades aos poucos, com todo o cuidado e seguindo todos os protocolos de segurança, porque a nossa expectativa é grande em relação à participação dos alunos”, destacou.