Governo e equipe de ortopedia do estado discutem melhorias para a especialidade médica

Reunião discutiu o atendimento aos pacientes e a valorização dos profissionais da área

governador_recebe_medicos_foto_gleilson_miranda_03.jpg

Junto da Secretária de Saúde Suely Melo, o governador escutou os principais assuntos ligados a essa área médica e falou sobre soluções com os especialistas (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Atualmente existem 21 profissionais médicos de ortopedia e traumatologia, a maior equipe dessa especialidade na história do Acre. Assim, para manter uma excelência nesse importante serviço médico e valorizar ainda mais esses profissionais, o governador Tião Viana recebeu em seu gabinete, na manhã dessa terça-feira, 31, parte da equipe de ortopedistas do Estado, eles discutiram maneiras de melhorar ainda mais o atendimento para a população e no sistema de saúde.

Junto da Secretária de Saúde Suely Melo, o governador escutou os principais assuntos ligados a essa área médica e falou sobre soluções com os especialistas. Entre elas a ampliação dos serviços de ortopedia ambulatorial e cirúrgico, desafogar o Hospital de Urgência e Emergência (HUERB), aumentar o número de leitos e ampliação do número de salas de cirurgia, além de novos equipamentos.

O governador ressaltou a importância da ortopedia e traumatologia e disse que essa especialidade deve ser reestruturada, “Queremos um atendimento melhor para a população e valorizar ainda mais esse profissional”. Atualmente há uma média de 300 cirurgias ortopédicas por mês no estado. Mais da metade, 156, são realizadas em emergências no HUERB.

A Secretária de Saúde Suely Melo lembrou que estão sendo abertos diálogos com os médicos de todas as especialidades médicas oferecidas pelo Sistema Único de Saúde no Acre para ouvir as necessidades e procurar soluções para todas as demandas. Além disso, o Governo do Acre tem um convênio com o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, Into, que realiza mutirões de cirurgia no Acre.

O Acre também se prepara para receber seu próprio Hospital de Traumato Ortopedia que está em construção em Rio Branco. O Hospital, que será administrado pela Secretaria Estadual de Saúde por gestão compartilhada com o Into do Rio de Janeiro, promete tornar o estado num polo de excelência do país no tratamento de doenças e traumas ortopédicos de média e alta complexidade.

Os ortopedistas lembraram que é  possível sim aumentar o numero de cirurgias, mas aumentando o numero de leitos e desafogando o HUERB para que ele realmente atue apenas na área de urgência e emergência. Os médicos serão responsáveis por realizar um plano de melhoramento da ortopedia acreana que deverá ser encaminhado à Secretaria Estadual de Saúde até sexta-feira, para já começarem as ações práticas, como um serviço de consignação junto ao hospital Santa Juliana para que ele possa atender mais pelo SUS.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter