Governo e Embratur promovem o Acre no exterior

Mais de 200 mil reais serão disponibilizados para que o Estado incremente ações de promoção de roteiros turísticos

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Foi realizado no último dia 16, sexta-feira, no auditório da Secretaria de Turismo e Lazer, o seminário de “promoção internacional do turismo no Brasil e regulamentação do setor de turismo” (Foto: Diego Gurgel)

Foi realizado no último dia 16, sexta-feira, no auditório da Secretaria de Turismo e Lazer, o seminário de “promoção internacional do turismo no Brasil e regulamentação do setor de turismo”, que irá discutir a promoção do setor fora do país e os objetivos gerais dessa ação em todos os Estados, sobretudo no Acre, o 11º local a receber o evento, que vai acontecer em todas as capitais do país. Participaram do seminário representantes da rede hoteleira, Abav/AC e Luíz Valentim, da coordenação-geral de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo.

O objetivo específico do seminário é o de sensibilizar os governos estaduais, junto com os municípios, bem como as entidades privadas, sobre a importância dessa parceria entre Ministério do Turismo e Embratur para a obtenção do melhor custo-benefício e resultados no mercado internacional. A ideia é também tornar conhecidas as estratégias do “plano aquarela 2020”, os programas e ações de promoção internacional para o período 2011/2014, e o Cadastur (Sistema de Cadastro de Pessoas Físicas e Jurídicas que atuam no setor de turismo) e os produtos turísticos locais divulgados no exterior. As ações e as competências de cada área da Embratur também foram apresentadas na ocasião.

Este ano, as estratégias são muito mais amplificadas devido ao fato de o Brasil ser sede da Copa do Mundo de 2014, e a importância do plano de promoção ganha uma atenção especial. A Embratur disponibilizou R$ 206.971 mil para que o Acre incremente as ações de promoção dos destinos turísticos no mercado internacional.

De acordo com o presidente da Embratur, Flávio Dino, o seminário é parte da estratégia do órgão para se aproximar das instituições estaduais e tomar conhecimento das atividades que vêm sendo realizadas para promover o Brasil no exterior.

“Com o apoio dos Estados, faremos uma divulgação mais eficaz das ações de promoção dos destinos brasileiros, além de tornar conhecidas as metas do Plano Aquarela 2020, publicação que norteia as estratégias do instituto” explica Dino.

Ainda houve também na programação uma palestra sobre o SBClass, o Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem. A ferramenta favorece a comunicação entre o setor hoteleiro e os turistas com o objetivo de orientá-los da melhor forma em suas escolhas.

A secretária de Estado de Turismo e Lazer, Ilmara Lima, disse que o governo do Estado está participando diretamente nessa ação, uma vez que o Acre tem tomado corpo no processo de promoção internacional, desde atividades que partem diretamente do governo, através da Setul, e que com o seminário todo esse projeto se torna mais forte devido ao nivelamento dessas informações. “O Acre tem muito a acrescentar ao turismo no Brasil”, concluiu Ilmara.

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