Governo e Banco Mundial avaliam ações de desenvolvimento sustentável no Acre

O governador Tião Viana recebeu na manhã desta segunda-feira, 4, a visita do diretor do Banco Mundial para o Brasil, Martin Raiser, acompanhado de técnicos da instituição, que está numa agenda de três dias para avaliações das parcerias e investimentos no estado, além de aprendizado com o case do Acre em políticas sustentáveis.

Banco Mundial tem uma parceria com o Acre há 20 anos, em programas de financiamento para projetos que garantem o desenvolvimento econômico e bem-estar social aliado à preservação do meio ambiente (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Com 189 países membros e escritórios em mais de 130 localidades no mundo, o Banco Mundial é uma parceria global única: cinco instituições que trabalham por soluções sustentáveis que reduzem a pobreza e constroem prosperidade compartilhada em países em desenvolvimento.

O Banco Mundial tem uma parceria com o Acre há 20 anos, em parcerias de financiamento para projetos que garantem o desenvolvimento econômico e bem-estar social aliado à preservação do meio ambiente em mais de R$ 2 bilhões. Agora, o banco verificará os projetos atuais em andamento junto com a ideia de aprender com o Acre a implantação de políticas sustentáveis em ações concretas.

“Temos uma parceria longa com o Acre que se destaca por um modelo de desenvolvimento sustentável. A primeira razão da minha visita é conhecer esse modelo para poder trazer essa experiência [do Acre] a outros lugares. Também vamos aproveitar para falar dos desafios de implementação do projeto Proser”, destaca Raiser.

Projetos avançam

Com diversos representantes da equipe de governo, a equipe do Banco Mundial ainda foi atualizada de outros projetos do Estado que estão em desenvolvimento a partir dos incentivos da instituição (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Além de conhecer projetos apoiados em Rio Branco, a equipe do Banco Mundial, acompanhada do governador Tião Viana, irá visitar os municípios de difícil acesso do Acre e Cruzeiro do Sul nesta terça e quarta-feira para verificar o andamento de ações que fazem parte do Programa de Saneamento Ambiental e Inclusão Socioeconômica do Acre (Proser), que possuí um aporte de 155 milhões de dólares da instituição.

Executado pelo governo do Estado, o Proser está causando uma revolução nos municípios de Jordão, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Santa Rosa do Purus, ao levar o conceito de saneamento ambiental integrado com a instalação de redes de água, tratamento de esgoto e pavimentação em áreas aonde só é possível chegar de avião ou barco.

Com diversos representantes da equipe de governo, a equipe do Banco Mundial ainda foi atualizada de outros projetos do Estado que estão em desenvolvimento a partir dos incentivos da instituição financeira, como projetos da agricultura familiar indígena e não indígena, construção de agroindústrias e unidades de agroenergia, além de avanços na área de saúde e educação, como aquisição de novas ambulâncias e o programa Quero Ler.

O secretário de Planejamento do Estado, Márcio Veríssimo, destacou: “Essa visita demonstra a credibilidade do governo de Tião Viana. O banco vê no Acre um de seus principais clientes, e temos uma agenda robusta pela frente, visitando também comunidades indígenas e rurais beneficiadas. É uma agenda significativa que mostra a credibilidade do Estado”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter