Potencial

Governo e Banco da Amazônia realizam seminário sobre a cultura do açaí

O açaí, essa frutinha roxa retirada em cachos da palmeira conhecida como açaizeiro, é natural do Norte do Brasil e uma fonte rica em minerais como ferro, cálcio, fósforo e algumas vitaminas.

Se popularizando cada vez mais, o que aumenta sua demanda ano após ano, e observando os benefícios que seu mercado pode trazer para o Acre, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Produção e Agronegócio (Sepa), e o Banco da Amazônia realizam o primeiro Seminário Sobre a Cultura do Açaí.

O evento começa nesta quinta-feira, 26, às 8 horas, no auditório do Sebrae em Rio Branco e contará com palestras de especialistas da área, como o pesquisador da Embrapa da Amazônia Ocidental, João Tomé Neto, o professor da Universidade Federal do Acre (Ufac), Leonardo Paula de Souza, e o pesquisador da Embrapa Rondônia, Victor Ferreira de Souza.

A tarde será dedicada para uma visita às indústrias Vitória Fruity e Brazil Açaí, que trabalham com o processamento da fruta no Acre. E na sexta-feira, 27, será realizada uma visita a um plantio de açaí em Plácido de Castro, do produtor João Neris Martins, onde serão observados e discutidos os resultados econômicos e ambientais do cultivo da planta.

No Acre, não existem números consolidados sobre a produção do açaí. Porém, de acordo com o Censo Agropecuário, a produção de polpa de frutas passou de 11 para 496 toneladas, entre 2006 e 2017.

O evento é aberto ao público e voltado principalmente para gestores públicos da área produtiva, produtores rurais e estudantes. Para os produtores e técnicos interessados nas visitas de campo, a organização disponibilizará transporte.