Governo e agentes penitenciários definem avanços para a categoria

Fardamento e aquisição de equipamentos de segurança estão entre os itens de consenso

1_negorciacao__agentes-penitenciarios_01.jpg

Representantes do Governo e da categoria avançam nas negociações (Foto: Angela Pere/Secom)

Representantes do Governo do Estado e dos agentes penitenciários se reuniram na manhã dessa terça-feira, 27, para dar sequência ao cronograma de negociação, referente à pauta de reivindicações da categoria. O Sindicato dos Agentes Penitenciários do Acre foi criado recentemente, e uma das primeiras ações foi estabelecer junto ao Governo uma agenda de reuniões.

“Estamos estabelecendo um cronograma para definir as pautas administrativas e econômicas. Até o final de novembro já devemos ter estabelecido as resoluções”, destacou o diretor do Instituto de Administração Penitenciária, Leonardo Carvalho. Os 880 agentes penitenciários do Acre foram contratados no ano passado por meio de concurso público, e iniciaram as atividades em 2009.

Dentre as propostas apresentadas pelo Sindicato estão a revisão das escalas, aumento do efetivo, fardamento, porte de arma, adicional de titulação e noturno. De acordo com o presidente do Sindicato, Adriano Marques, algumas das reivindicações já foram atendidas, como a padronização do fardamento e a liberação dos equipamentos de segurança. “Estamos dando credibilidade ao governo, que está sinalizando de forma positiva”.

Nos próximos dias a equipe de negociação do Governo, representantes da diretoria do Iapen e agentes penitenciários irão participar de mais uma reunião para delimitar o que pode ser atendido dentro da pauta de reivindicação da categoria.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter