Governo do Estado realiza 11ª Conferência de Assistência Social

O Governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social dos Direitos Humanos e de Políticas para Mulheres (SEASDHM) e do Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS), realizou nesta quinta-feira, 7, a 11ª Conferência Estadual de Assistência Social, com o tema Assistência Social: Direito do Povo, com Financiamento Público e Participação Social.

“Estou aqui hoje graças ao Suas. Antes de conhecer o programa eu achava que era caridade, só entrava no Bolsa Família quem tinha padrinho. A sociedade me excluía e isso me dava medo. Eu não sabia que tinha uma política que poderia me devolver pra sociedade. Então eu fui me inscrever no Bolsa Família e um milagre aconteceu na minha vida; eu fui contemplada e pude pagar meu aluguel e colocar comida no prato das minhas filhas. Se não fosse o Suas, onde eu estaria?”. Esse é o relato da coordenadora do Fórum dos Usuários do Sistema Único de Assistência Social (Suas) no Acre, Antônia Fábia da Costa.

“Hoje eu tenho minha casa, graças ao programa, graças às políticas de assistência social”, destacou a a coordenadora Antônia Fábia Foto: Neto Lucena/Secom

A conferência tem o objetivo de avaliar, propor e deliberar diretrizes para aperfeiçoar e consolidar o Suas à luz do Plano Decenal 2016/2026, qualificando as discussões sobre a Proteção Social do Suas, o financiamento público da política de Assistência Social e a participação social.

“Quero agradecer a todos por estarem aqui nessa luta”, comentou a secretária de Estado de Assistência Social Claire Cameli Foto: Neto Lucena/Secom

“Quero agradecer a todos por estarem aqui nessa luta. Eu enquanto assistente social sei dessa luta e do quanto ela é importante. Teremos resultados e vamos poder colher lá na frente”, ressaltou a secretária de Estado de Assistência Social dos Direitos Humanos e de Políticas para Mulheres, Claire Cameli.

A realização da conferência é uma oportunidade para se avaliar em que medida a gestão compartilhada tem sido cumprida e assumida como responsabilidade política e pública por todos os atores envolvidos, como condição para a consolidação do Suas; a garantia de direitos socioassistenciais dos usuários e da proteção social não-contributiva; a contribuição para a equidade e para a redução de desigualdades; a organização das ofertas de modo condizente com as demandas da população brasileira; e a contribuição da Política de Assistência Social para a melhoria das condições de vida e empoderamento dos usuários.

Prefeituras dos municípios acreanos participaram do evento Foto: Neto Lucena

O evento contou com a presença de grande parte das secretarias municipais de Assistência Social do Estado do Acre, além de membros do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e do colegiado estadual dos gestores municipais de assistência social.

O QUE É O SUAS?

Sistema Único de Assistência Social (Suas) é um sistema constituído nacionalmente com direção única, caracterizado pela gestão compartilhada e cofinanciamento das ações pelos três entes federados e pelo controle social exercido pelos Conselhos de Assistência Social dos municípios, Estados e União.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest