Governo do Estado prepara estrutura para desabrigados em Tarauacá

Rio Tarauacá sobe e deixa dezenas de famílias desabrigadas. Defesa Civil auxilia os atingidos pela cheia do rio na saída de suas casas

dsc_0009s8d7f8s7df.jpg
dsc_0600878df78fd.jpg
dsc_07458s78s7878d7.jpg

Zona urbana foi a mais atingida pela cheia do rio Tarauacá (Foto: Aleta Dreves)

Dezenas de famílias estão desabrigadas na cidade de Tarauacá, localizada a 380 quilômetros em linha reta de Rio Branco. A cidade é banhada pelo rio do mesmo nome, que nos últimos dias subiu muito deixando as autoridades da Defesa Civil do Estado e daquele município preocupadas. Ao meio-dia desta segunda-feira o nível do rio estava em 8,78 metros. A cota de alerta do rio, é de 8 metros, e a cota de transbordamento de 9,30 metros.

A Defesa Civil e Corpo de Bombeiros estão trabalhando na retirada das famílias atingidas. Ao todo, 40 famílias (144 pessoas) já estão abrigadas na creche municipal e na escola Estadual João Ribeiro. Em torno de 10 mil pessoas foram atingidas na área urbana da cidade, ou seja, cerca de 2.500 famílias.

Os bairros mais atingidos são o bairro da Praia, bairro Triângulo, bairro Avelino Leal (parcialmente atingido). Informações não confirmadas dão conta de que o os bairros das Flores e bairro Buchão também teriam sido atingidos.

O capitão bombeiro Ferreira informou que a situação é preocupante, pois a região atingida até o momento é uma depressão, o que provoca o alagamento mais rápido. “A cota de transbordamento é de nove metros e trinta, mas essa região começa a alagar bem antes dessa marca ser atingida”, disse o oficial.

O comandante do Corpo de Bombeiros, Coronel Pires, afirma que os desabrigados estão recebendo todo o apoio do Governo do Estado, que disponibilizou alojamento e alimentação.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter