prevenção

Governo do Estado massifica auxílio aos municípios do Juruá no combate à dengue

Médica infectologista se desloca para Marechal Thaumaturgo para ajudar equipe da Sesacre que já está no local; casos de dengue no município, no entanto, são raros

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) mantém, desde a semana passada, uma equipe de técnicos em Marechal Thaumaturgo, no Vale do Juruá, para auxiliar as autoridades locais em Saúde no combate à dengue, segundo informou o Departamento de Vigilância em Saúde da Sesacre, nesta terça-feira, 14.

Vista parcial de Marechal Thaumaturgo, município no Vale do Juruá que, embora tenha registrado apenas dois casos de dengue em 2019, está tendo a atenção devida da Vigilância em Saúde do Estado Foto: Arquivo/Secom

Até há pouco tempo, casos de dengue costumavam ser raros no município, localizado a pelo menos oito horas de Cruzeiro do Sul pelo rio Juruá, em lancha rápida, ou a uma hora de voo em avião monomotor.

“Em se tratando de Marechal Thaumaturgo, especificamente, tivemos apenas dois casos de dengue registrados em 2019, o que mostra que população do município não está numa situação desfavorável para a dengue como na maioria dos municípios da região do Juruá”, afirma Glória Nascimento, chefe do Departamento de Vigilância em Saúde da Sesacre.

Equipe da Saúde estadual em reunião com agentes em Saúde do município, na manhã desta terça-feira, 14 Foto: Vigilância em Saúde da Sesacre

Desde que a região do Vale do Juruá passou a ser endêmica para a doença, o Governo do Estado do Acre, por meio da Sesacre, vem auxiliando o fluxo de atendimento das pessoas acometidas pela enfermidade. Nos próximos dias, a médica infectologista Suiane do Vale, de Cruzeiro do Sul, se desloca para Thamaturgo para auxiliar nos trabalhos dos técnicos.

O trabalho do estado no combate à dengue é orientar, monitorar e investigar os casos de óbito, sendo as secretarias de saúde dos municípios as responsáveis pela prevenção e eliminação dos focos do mosquito transmissor.

“Basicamente, o que a nossa equipe da Sesacre está fazendo é capacitar os profissionais no fluxo de atendimento e no manejo clínico do paciente, ou seja, o que fazer na hora em que a pessoa chega à unidade de saúde com os sintomas da dengue”, ressalta a chefe do departamento.

De acordo com o Departamento de Vigilância em Saúde da Sesacre, pelo menos 9.464 pessoas foram notificadas com suspeitas de dengue ao longo de todo o ano de 2019, dos quais 3.956 foram confirmados, nos municípios do Juruá.

Jovens caminham pelas ruas de Marechal Thaumaturgo, no Vale do Juruá, onde equipe da Sesacre está auxiliando agentes municipais de saúde (Foto: Arquivo/Secom)

Eles são Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter, Rodrigues Alves, Tarauacá e Feijó.

Dos quase 4 mil casos, ao menos 67 foram de dengue com sinais de alarme, quando a pessoa apresenta sangramentos ou outros sintomas que aparentam ser graves. E quatro apresentaram dengue grave.

Em 2020, os números da segunda semana, que compreende o intervalo entre os dias 5 e 11 de janeiro, foram notificados 366 casos, dos quais 149 foram confirmados de dengue.