Com o conceito “Turismo sustentável por um planeta vivo”, o governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer (Setul), lança a campanha Passaporte Verde na quinta-feira, 26. A ação ocorre durante a solenidade alusiva aos 25 anos da morte de Chico Mendes.
Passaportes simbólicos serão entregues a 33 alunos da Escola da Floresta, que participaram das atividades de sensibilização da Setul e da campanha “Onde tem lixo não tem turista”. O lançamento também faz alusão à semana e ao Dia Mundial do Turismo, 27 de setembro.
Em cada visita feita a um ponto turístico, o passaporte será carimbado. A intenção é estimular o turismo dentro do próprio estado, além auxiliar na escolha do destino e fazer recomendações sobre como se comportar durante o convívio com diferentes populações e ecossistemas.
Passaporte Verde
Passaporte Verde é uma campanha do projeto “Férias Sustentáveis” desenvolvida no âmbito da Força Tarefa Internacional para o Desenvolvimento do Turismo Sustentável (FTI-DTS), coordenada pelo governo francês.
No Brasil, o Passaporte Verde – Turismo Sustentável tem objetivo de apoiar a qualificação da cadeia produtiva do turismo, a implantação de infraestrutura básica dos locais visitados, além das ações de educação ambiental, por parte do Ministério do Meio Ambiente.
Essa ação também incentiva o consumo consciente e a redução dos impactos do turismo nas áreas que recebem os visitantes.
Entardecer com Chico Mendes
A solenidade ocorre nesta quinta, 26, às 18 horas, em frente ao Palácio Rio Branco, com a presença de alguns seringueiros que estiveram no último empate, há 25 anos.
O Grupo de Teatro Chico Mendes irá encenar o empate emblemático, que ocorreu no Seringal Cachoeira, o mesmo em que os seringueiros e suas famílias, liderados por Chico Mendes enfrentaram a polícia armada em defesa da floresta e de suas vidas.
Além do grupo teatral, fazem apresentação a banda da Polícia Militar e os corais Chico Mendes (IFAC-Xapuri), Matizes (Sesc) e do Colégio Adventista.
{xtypo_rounded2}
Responsáveis pela entrega dos passaportes verdes:
– Elenira Mendes (9984-8980)
– Luciana Rufino (9973-6905){/xtypo_rounded2}