Governo do Estado e Ufac fortalecem parceria pelo meio ambiente

O governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, assinou no fim de semana um protocolo de intenções com a Universidade Federal do Acre (Ufac), visando a cooperação técnica, científica e educacional entre as duas instituições. O objetivo é desenvolver, de forma conjunta, projetos educacionais, culturais e científicos, realizando pesquisas e eventos de interesse comum.

Assinatura do protocolo de intenções para cooperação entre as instituições (Foto: Assessoria Sema)
Assinatura do protocolo de intenções para cooperação entre as instituições (Foto: Assessoria Sema)

Para o secretário de Estado de Meio Ambiente, Edegard de Deus, a cooperação vai possibilitar maior interação entre a Sema e os segmentos da Ufac que têm relação direta com o meio ambiente, abrangendo desde o Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE), a Valorização do Ativo Ambiental Florestal, o Programa de Recursos Hídricos do Acre e as pesquisas científicas que vêm sendo realizadas no Parque Estadual do Chandless.  “No âmbito desse acordo, a Ufac também nos ajudará a implantar o Cadastro Ambiental Rural no estado”, complementa.

Na ocasião, a presidente do Instituto de Mudanças Climáticas (IMC), Magaly Medeiros, solicitou que o encontro internacional do programa CGF, ou Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas, seja realizado na Ufac entre 11 e 14 de agosto no Acre, o que foi aceito pela direção da instituição. O CGF pretende fortalecer os programas de Serviços Ambientais em andamento, baseados na redução dos desmatamentos e degradação florestal (REDD).

Segundo o reitor da Ufac, Minoru Martins Kinpara, a parceria entre as instituições é antiga, mas precisa ser continuamente fortalecida. “O governo do Estado tem sido nosso maior parceiro em diversas atividades, o que é fundamental para a realização e abrangência de nossos projetos nas diferentes áreas do conhecimento”, conclui.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter