Governo do Estado capacita profissionais da Educação em Capixaba

Novos Técnicos em Secretaria Escolar de Capixaba (Foto: Tamara Smoly)

Novos Técnicos em Secretaria Escolar de Capixaba (Foto: Tamara Smoly)

O governo do Acre tem valorizado os trabalhadores em educação nos 22 municípios do Estado por meio do programa Profuncionário que visa a formação de servidores de escolas públicas para elevar o grau de qualificação para o exercício das atividades como Técnicos em Secretaria Escolar. No Acre, Já foram qualificados mais de 650 servidores não docentes que atuam em escolas públicas das redes municipal e estadual de ensino.

Esse é um programa do governo federal, realizado pelo governo do Estado do Acre, pelo Instituto Dom Moacyr, com o apoio das prefeituras municipais, União dos Dirigentes Municipais de Educação – Undime, Sindicato dos Trabalhadores do Acre – Sinteac e Conselho Estadual de Educação.

Dentre os formandos houve participantes da zona urbana e rural, que cursaram forma simultânea com as atividades do serviço. Durante a realização do curso, alguns que trabalhavam nos serviços de limpeza, vigilante e porteiro mudaram de setor, passando a atuar na secretaria escolar ou coordenação administrativa.

A valorização profissional foi o elemento fundamental para se sentirem parte do processo educacional. Hoje eles têm orgulho da sua contribuição e do seu papel na comunidade escolar.

Claudemir de Oliveira, vigilante de escola na zona rural, disse que o curso veio trazer um excelente aprendizado para os que buscam prestar um bom trabalho no meio escolar, “aprendemos a ter uma boa comunicação com alunos, professores pais e comunidade, e hoje sei que estou pronto para atender melhor o público. Me despertei para fazer uma graduação em pedagogia e quero fazer concurso para professor”.

Segundo dona Maria do Socorro “Essa formação foi um sonho, trabalho na área da limpeza e sei que logo terei uma melhor oportunidade de atuação. Hoje me sinto capacitada para ser secretária escolar. Sou muito grata ao nosso governador Tião Viana”.

Os cursistas enfrentaram jornada densa de trabalho e estudos, tendo ainda que estar atentos às suas famílias. São vitoriosos. A eles certamente serão dadas novas oportunidades no campo profissional. “São ações de governo que tem valorizado os profissionais da educação, contribuindo com a elevação da escolaridade e a qualidade dos serviços nas escolas públicas do nosso Estado”, finaliza o diretor-presidente do IDM, Marco Brandão.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter