água e esgoto

Governo do Acre realiza melhorias nas unidades do Saneacre no interior

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), realiza obras de melhoria nas unidades operacionais e administrativas do Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre (Saneacre) nos municípios do interior. Neste primeiro momento, as intervenções contemplam as unidades de Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves, Mâncio Lima, Tarauacá e Feijó.

“Temos já diversas sedes sendo reformadas e, com o Programa de Incentivo à Construção Civil e apoio da Seinfra, pretendemos atender todo o estado com essas melhorias, que se refletem nas condições de trabalho dos nossos funcionários, bem como nos ambientes para armazenamento e manutenção dos equipamentos”, informa o diretor executivo do Saneacre, Ítalo Lopes.

Em Cruzeiro do Sul, as obras contemplam revitalização de espaços internos e externos da estação de tratamento de água (ETA). Ainda, para ampliar e melhorar o atendimento aos usuários do Saneacre no município, foi realizado um estudo de viabilidade para implantação da rede de esgotamento sanitário no bairro Cumaru.

Também na região do Juruá, a sede administrativa da autarquia responsável pelo serviço de abastecimento e a ETA de Rodrigues Alves recebem melhorias. O projeto prevê a construção de muro, pintura e revitalização do espaço físico.

Técnicos do Estado discutem melhorias nas unidades do Saneacre do interior (Foto: Clemerson Ribeiro/Saneacre)

Em Tarauacá, a sede administrativa do Saneacre foi totalmente revitalizada. Na ETA, as intervenções incluem construção de área de convivência, muro, guarda-corpo, melhorias nas áreas de acesso, melhoria na iluminação de toda área e pintura geral.

A execução do serviço segue para a fase de conclusão. “Era um investimento realmente necessário. Hoje temos um espaço revitalizado, com pintura, calçamento. A estrutura da ETA também está sendo revitalizada, recuperada a cerca, portões. Investimentos que são muito bem vistos, tanto pelos colaboradores como pela sociedade”, observa o gerente do Saneacre de Tarauacá, Leandro Nascimento.

Em Feijó, as obras estão em fase inicial. A revitalização da sede administrativa inclui construção de área de vivência, muro, guarda-corpo, melhorias nas áreas de acesso, melhoria na iluminação de toda área, além de pintura geral da ETA.

Todos os investimentos consideram metas e estratégias estabelecidas no Plano Operativo 2022, que visa reforçar a disponibilidade de insumos, bombas e motores para melhorar o fornecimento do serviço de água no interior. “É um plano de trabalho que aponta soluções para 2022, mas também prevê necessidades para os próximos anos”, enfatiza Ítalo Lopes.