Governo do Acre lança aplicativo que ajuda no combate ao Aedes aegypti

Só tem um jeito: eliminar o mosquito. Eliminar o risco de transmissão dessa doença. O aplicativo é mais uma ferramenta nessa guerra, disse Tião Viana (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Só tem um jeito: eliminar o mosquito. Eliminar o risco de transmissão dessa doença. O aplicativo é mais uma ferramenta nessa guerra, disse Tião Viana (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Os usuários de smartphone do Acre ganham mais uma ferramenta para auxiliar no combate ao mosquito que transmite dengue, chikungunya e zika vírus, o “Aedes na Mira AC”, lançado nesta quarta-feira, 16, pelo governador Tião Viana, em solenidade realizada na Biblioteca Pública.

“Com inovação e criatividade, nós nos unimos para formar um exército da agenda atual pelas redes sociais. O aplicativo ‘Aedes na Mira AC’ é fruto de uma experiência que já existia na Paraíba, e agora se torna uma ferramenta para propagar o combate tão necessário ao Aedes aegypti no Acre”, disse Tião Viana.

A secretária de Estado de Ciência e Tecnologia, Renata Souza, explica que o cidadão poderá baixar gratuitamente o aplicativo nas lojas Google Play ou Apple Store – em 10 dias estará disponível -, e assim fazer sua denúncia.

“O usuário abre o aplicativo, por meio do qual tira uma foto do local onde identificou um criadouro do mosquito, e envia para o nosso banco de dados. As equipes da Saúde serão notificadas, tomarão as providências necessárias e o usuário receberá uma resposta sobre sua denúncia”, detalhou Renata Souza.

Gemil de Abreu Júnior, secretário de Saúde, fez um chamamento à população para que faça uso da ferramenta e auxilie o estado e o município no enfrentamento e combate às doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

“Unidos, podemos vencer essa batalha. Precisamos do apoio de todos. Pedimos que os usuários de smartphones baixem esse aplicativo e nos ajudem a combater os criadouros do mosquito”, disse.

Tião Viana ressaltou que o Estado faz todos os esforços para que as crianças nasçam com saúde e dignidade, sem riscos de ter microcefalia causada pelo zika vírus. “Só tem um jeito: eliminar o mosquito. Eliminar o risco de transmissão dessa doença. O aplicativo é mais uma ferramenta na guerra pela proteção à vida.”

A iniciativa de governo para ampliar os mecanismos de combate ao mosquito foi elogiada pelo procurador de Justiça do Ministério Público do Estado, Carlos Maia.

“O Acre tem estrutura montada para dar resposta imediata. Em 48 horas, se a denúncia não for resolvida, estará sendo verificada pela Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco, com apoio do Ministério Público, que poderá entrar no imóvel em que for identificado o foco. Isso demonstra o compromisso que o poder público estadual e municipal tem com a saúde do nosso povo”, declarou Maia.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter