Governo do Acre inicia segundo módulo do Curso de Design de Móveis

Primeira-dama Marlúcia Cândida acompanhou a aula inaugural do segundo módulo (Foto: Assessoria IDM)

Primeira-dama Marlúcia Cândida acompanhou a aula inaugural do segundo módulo (Foto: Assessoria IDM)

Nesta terça-feira, 31, o governo do Acre, por meio do Instituto Dom Moacyr (IDM), em parceria com a Escola Politécnica de Milão, iniciou o segundo módulo do Curso de Design de Móveis. A aula inaugural aconteceu no Polo Moveleiro, às 8 horas. A turma é composta por 37 alunos, que concluíram o primeiro módulo no início deste mês.

A Escola de Design surgiu a partir de uma iniciativa da primeira-dama, Marlúcia Cândida, e tem como objetivo criar um programa de design para o Acre, gerando mão-de-obra qualificada no setor (não só no setor moveleiro). Dessa forma, o Acre deixa de exportar apenas matérias-primas para exportar também produtos finais de qualidade.

A parceria com a Escola Politécnica de Milão, que começou no início do ano passado, vem para fortalecer ainda mais o projeto de Design do Acre, ajudando os acreanos na criação de uma identidade em design, com produtos autênticos e valor de venda agregado.

Sheila diz estar gostando das aulas que são dadas por professores como o francês Emmanuel Gallina da Escola Politécnica de Milão (Foto: Assessoria IDM)

Sheila diz estar gostando das aulas que são dadas por professores como o francês Emmanuel Gallina, da Escola Politécnica de Milão (Foto: Assessoria IDM)

A primeira-dama Marlúcia Cândida participou da aula inaugural e falou sobre a felicidade de ter todas as metas atingidas: “Cada módulo vai acrescentando um novo tipo de conhecimento, encorajando o aluno a buscar novas formas de fazer, novos materiais típicos aqui do Acre. Estamos suprindo a expectativa do governo, que é revolucionar o design acreano”, disse.

Marlúcia também destacou o grande interesse demonstrado pelos alunos: “No módulo passado houve cem por cento de frequência de todos os alunos. E neste módulo eles estão ainda mais motivados, isso é muito bom de se ver.”

Todos os professores do curso são enviados ao Acre pela Escola Politécnica de Milão. Emmanuel Gallina é francês e trabalha no Politécnico de Milão há vinte anos. Ele veio ao Acre pela primeira vez para ministrar aulas para esse segundo módulo do curso: “Fiquei muito envolvido com os valores culturais que existem aqui no Acre. Conhecemos um pouco da cidade, alguns pontos turísticos, e realmente é muito rico. Podem ser desenvolvidos projetos riquíssimos aqui na área do design, e é para isso que estamos trabalhando”, conta.

“No curso está dando para aprender bastante coisa. Foi uma ótima oportunidade. No primeiro módulo conhecemos mais a teoria, a forma de trabalho dos italianos. Agora, no segundo módulo, já estamos começando a colocar a mão na massa, a aplicar a teoria. Estou gostando muito”, afirmou Sheila Velasco, uma das alunas do curso.