Governo do Acre e PF reafirmam acordo para enfrentamento aos crimes de fronteira

César Messias e Luiz Fernando Corrêa inauguram aparelho de raio-x no aeroporto de Rio Branco

dsc_0084.jpg

Parceria entre Sesp e PF resultou em mais estrutura nos trabalhos (Foto: Sérgio Vale/Secom)

dsc_0159.jpg

Aparelho de raio-x foi instalado no aeroporto de Rio Branco (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O governador em exercício, César Messias, e o diretor-geral do Departamento de Polícia Federal, Luiz Fernando Corrêa, reafirmaram nesta quarta-feira, 13, acordo de cooperação técnica para o enfrentamento à criminalidade na fronteira. O convênio foi assinado no Palácio Rio Branco na presença da maioria dos diretores da PF, o senador Tião Viana, a presidente do Tribunal de Justiça, Isaura Maia, e o prefeito de Rio Branco, Raimundo Angelim; o secretário de Segurança, Antônio Monteiro e o comandante-geral da Polícia Militar, Romário Célio, entre outros.

Região de vulnerabilidade quanto ao comércio de substância ilícitas, o Acre recentemente teve acesso ao Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).  "É realmente muito importante o estreitamento da cooperação do Estado e a Polícia Federal de modo que possamos enfrentar com eficiência o tráfico na fronteira", disse Messias. O superintendente da PF no Acre,  Luiz Dórea, também ressaltou a parceria: "aqui no Acre encaramos a segurança pública próxima de outros órgãos".

No Aeroporto de Rio Branco, Messias e Correa inauguraram o aparelho de raio-x que rastreará bagagens e complementará o trabalho de investigação e dos cães farejadores.  Em Cruzeiro do Sul o aparelho começa a funcionar nesta quinta-feira, 14.  No Posto Fiscal da Tucandeira, no KM 110 da BR 364 (sentido Rio Branco- Porto Velho) também está sendo instalado um aparelho semelhante para garantir o monitoramento do transporte via terrestre.

A integração entre Sesp e PF estreitou o compartilhamento de equipamentos e elevou a presença de agentes federais em pontos estratégicos. Como exemplo, nos últimos cinco anos, a PF ampliou em 30% o efetivo no Acre.   

Isaura Maia e Correa firmaram acordo de cooperação para que o Tribunal de Justiça acesse ao Sistema Nacional de Informações Criminais da PF,  o que reduz o tempo de levantamento de dados relacionados a citados em  processos judiciais.

Os integrantes da cúpula da PF homenagearam as autoridades acreanas concedendo-lhes placas em referência ao trabalho que desenvolvem e à parceria com a instituição. "A Polícia Federal é a guardiã que o Brasil confia. É uma instituição muito preciosa para o País", completou.

Fronteira: ponto de encontro –  Luiz Fernando Correa lembrou as mudanças decorrentes da globalização. No passado, disse ele, as fronteiras eram pontos de contenção dos povos mas na atualidade a situação é inversa. "Hoje, as fronteiras são pontos de encontro dos povos", disse. O diretor-geral da PF mantém agenda no Acre nesta quarta-feira e quinta-feira.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter