Governo do Acre e instituições se reúnem para buscar estratégias e facilitar o processo alfandegário no Acre

Nesta terça-feira, 7, o governo do Acre, por meio das secretarias de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), de Produção e Agronegócio (Sepa), e do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), se reuniu com o representante do Ministério de Agricultura e Pecuária (Mapa) objetivando apresentar a realidade do Acre, a fim de buscar estratégias para facilitar o processo alfandegário nos municípios de Epitaciolândia e Assis Brasil. O encontro ocorreu no Inácio Palace Hotel, no centro de Rio Branco.

Secretários e representantes do Mapa. Foto: Neto Lucena/Secom

“Temos a necessidade de ter a alfândega aberta nas fronteiras, por isso o Ministério de Agricultura e Pecuária (Mapa) veio ao Acre para realizar uma visita técnica para avaliar os serviços nas alfândegas de Epitaciolândia e Assis Brasil”, destacou o titular da Sepa, Edivan Azevedo.

Secretário Edivan Azevedo. Foto: Neto Lucena/ Secom

Para dar resolutividade a um dos principais problemas com relação às importações e exportações, que é o fluxo de comércio, os secretários das pastas se uniram com o objetivo de integrar propostas para identificar oportunidades de desenvolvimento nessa área.

“Esse é um anseio do governo do Acre para que haja um desenvolvimento do setor de exportações, e a colaboração e a presença do Mapa nas fronteiras ajuda a melhorar o fluxo do comércio”, disse Assurbanipal Mesquita, gestor da Seict.

Secretário Assurbanipal Mesquita. Foto: Neto Lucena/Secom

“Pretendemos visitar os espaços e depois reunir-nos com a Câmara Técnica do Comércio Exterior para discutir soluções para os fluxos das alfândegas nos municípios”, salientou José Marcelo Maziero, coordenador de fiscalização do Trânsito Regular do Mapa.

Coordenador de fiscalização do Mapa. Foto: Neto Lucena/Secom

A reunião, que ocorreu nesta manhã, foi um desdobramento da visita do secretário Edivan Azevedo à sede do Mapa em Brasília.

Reunião em Brasília com gestores do Mapa. Foto: cedida

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter