Governo do Acre e Embrapa renovam cooperação para desenvolvimento de projetos voltados à produção familiar

Foi prorrogado por mais dois anos, o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entrem o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Produção e Agronegócio (Sepa), e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Acre) com vigência para 21/01/2023 a 21/01/2025. O ato foi celebrado nesta quarta-feira, 21, entre o chefe-geral da Embrapa Acre, Bruno Pena de Carvalho, e o gestor da Sepa, Edivan Azevedo, na sala de reuniões do órgão.

Governo do Acre e Embrapa renovam cooperação para desenvolvimento de projetos voltados à produção familiar. Foto: José Caminha/Secom

Acompanhado de sua equipe técnica e de gestão, Edivan Azevedo destacou a contribuição da Embrapa para o desenvolvimento dos projetos voltados à produção familiar no Acre:

“Hoje estamos aditivando essa importante cooperação técnica. Entendemos que precisamos dar continuidade, e quem ganha é o governo do Estado,  que levará, por meio de nossas equipes técnicas, ações com base científica, gerada pela Embrapa, ao produtor rural que terá a oportunidade de trabalhar boas práticas aumentando a sua produtividade e gerando renda para sua família”.

O ato foi celebrado entre o chefe-geral da Embrapa Acre, Bruno Pena de Carvalho, e o gestor da Sepa, Edivan Azevedo. Foto: José Caminha/Secom

Edivan Azevedo ressaltou, ainda, que o Acre tem despertado para a agricultura de baixas emissões com ações de reflorestamento, a exemplo de iniciativas de recuperação e conservação de solo com aplicação do calcário, adubos e nutrientes para correção de áreas degradadas ou improdutivas: “Essas iniciativas permitem que o produtor produza e, ao mesmo tempo, conserve o meio ambiente. Importante destacar que as ações do governo do Estado para o fortalecimento da produção estão alinhadas com a conservação do meio ambiente”.

O chefe-geral da Embrapa Acre, Bruno Pena de Carvalho, ressaltou a importância da transmissão do conhecimento científico para que os técnicos da Sepa possam realizar os trabalhos de campo com a assistência técnica, de forma correta, levando tecnologia ao produtor, oportunizando aumento da produção e geração de renda:

Gestores destacaram importante contribuição da Embrapa para o desenvolvimento dos projetos voltados à produção familiar no Acre. Foto: José Caminha/Secom

“Estamos dando continuidade à importante parceria com o governo do Estado. Temos atuado mais próximos da Sepa há dois anos, com resultados interessantes. A renovação desse acordo vai garantir a continuidade das ações desde a transferência de tecnologia na área de grãos com produção intensiva de soja e milho e a  integração lavoura-pecuária e também de culturas, a exemplo do café, que tem crescido bastante no Acre”.

Bruno Pena de Carvalho ressaltou a importância do conhecimento científico no apoio aos trabalhos de assistência técnica realizados pelos técnicos da Sepa. Foto: José Caminha/Secom

O plano de trabalho, parte obrigatória do ACT, prevê realização de cursos de extensão aos técnicos da Sepa e ações conjuntas para o fortalecimento das seguintes atividades: clínica de pragas e doenças em plantas cultivadas no Acre, análises de solo com recomendação de adubação, ações que promovam a eficiência da cadeia da bovinocultura de corte e leite, implantação de unidades demonstrativas para recuperação de áreas de pastagens degradadas, aumento da produtividade da fruticultura, da soja, do café e derivados da mandioca.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter