áreas prioritárias

Acre debate ações de prevenção e combate a crimes ambientais durante Consórcio da Amazônia

Firmado no 17º Fórum de Governadores, em 28 de março de 2019, os chefes de secretarias, instituições e órgãos de proteção ao meio ambiente das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país participaram na manhã desta quarta-feira, 12, da segunda edição do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal, em Brasília.

O consórcio tem por objetivo promover ações comuns a todos os estados da Amazônia Legal, com o foco de melhorar os resultados na conservação das florestas da região.

O consórcio tem por objetivo promover ações comuns a todos os estados da Amazônia Legal, com o foco de melhorar os resultados na conservação das florestas da região Fotos: Cedidas

A associação entre os estados através do consórcio, busca reduzir as incidências dos focos de calor e intensificar o combate a crimes ambientais. A ideia é a elaboração de um plano integrado, baseado nas ações e diretrizes estratégicas de cada estado para redução, prevenção, fiscalização e intensificação de medidas que combatam o desmatamento ilegal entre as regiões.

“Esse plano é um importante instrumento para garantir resultados mais efetivos e uniformes em todo o território amazônico, permitindo a tomada de decisão, de maneira informada e coordenada, tanto para a realização de ações como para alocação estratégica de recursos”, destacou o secretário de estado da Casa Civil e conselheiro do Consórcio, Ribamar Trindade.

Segundo levantamento realizado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), em 2019, houve incidência de focos de incêndio provocados por desmatamento ilegal, principalmente entre os municípios de Sena Madureira, Feijó, Tarauacá, Rio Branco, Brasileia, Xapuri e Manoel Urbano.

participaram do evento a diretora da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Vera Reis, o comandante do Corpo de Bombeiros Militar (CBMAC), Coronel Carlos Batista, Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), secretário de Estado da Casa Civil, Ribamar Trindade, a diretora técnica da Casa Civil, Paula Augusta de Barros Onety, além de conselheiros e técnicos focais do estado Fotos: Cedidas

Identificadas as áreas prioritárias e os principais gargalos relacionados aos crimes ambientais, foram definidos, durante a reunião, o início das ações de educação ambiental com a ampliação das mídias de divulgação, o controle e consequentemente a redução do desmatamento nos territórios de maior impacto ambiental, a geração de informação e a criação de um modelo de gestão centralizado para avaliar os resultados com medidas de tempo, espaço e recurso.

“Se antecipar aos problemas é a melhor solução para reduzir crimes ambientais. A reunião une todas as instituições e estamos preocupados com o assunto, tanto que estamos começando com as discussões já desde o início do ano e, dentro do planejamento estratégico, temos a certeza que vamos chegar ao nosso objetivo que é controlar, combater e reduzir os índices de desmatamento ilegal no Acre”, finalizou o coronel do Corpo de Bombeiros, Carlos Batista.

Pelo Acre, participaram do evento a diretora da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Vera Reis, o comandante do Corpo de Bombeiros Militar (CBMAC), Coronel Carlos Batista, Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), secretário de Estado da Casa Civil, Ribamar Trindade, a diretora técnica da Casa Civil, Paula Augusta de Barros Onety, além de conselheiros e técnicos focais do estado.