Governo divulga resultado do edital do Programa de Pesquisa para o SUS

O governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Acre (Fapac), divulgou na segunda-feira, 7, o resultado final do edital do Programa de Pesquisa para o SUS: Gestão Compartilhada em Saúde (PPSUS). Nesta edição do programa, cujo objetivo é apoiar atividades de pesquisa científica, tecnológica ou de inovação da área da saúde, foram contemplados projetos de pesquisa relacionados ao estudo do zika vírus e da doença de chagas.

No Acre, o PPSUS é coordenado pela Fapac, em parceria com a Secretaria de Saúde (Sesacre), Ministério da Saúde (MS) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Ao todo, dez propostas foram inscritas e cinco, aprovadas. Uma comissão especialista composta por convidados de outros estados, um integrante do Ministério da Saúde e representantes da Sesacre e Fapac, fez a análise técnico-científica e de relevância social dos projetos.

Além disso, o Comitê Gestor do PPSUS, que inclui também integrantes do CNPq, fez a avaliação de questões orçamentárias. A divisão dos recursos varia de acordo com as necessidades de cada estado. No caso do Acre, o MS vai disponibilizar 75% do repasse, enquanto o governo do Estado dá a contrapartida de 25%.

Esta edição vai destinar recurso financeiro no valor de R$ 205.413,01. Até o fim deste ano, todos os projetos contemplados serão contratados para execução.