Reflorestamento

Governo distribui cinco mil mudas frutíferas e madeireiras para produtores no Bujari

O governo do Acre, por meio de uma parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente (Sema) e a Secretaria de Produção e Agronegócio (Sepa), distribuiu na manhã desta segunda-feira, 24, cinco mil mudas de espécies florestais e frutíferas para mais de 300 produtores do município de Bujari.

O objetivo da entrega foi promover a recomposição de pequenas propriedades, além de expandir a produção frutífera, gerando mais uma forma de renda para essas pessoas. A ação também visa levar mudas até as comunidades, com a intenção de envolver produtores e promover a produção do Viveiro da Floresta.

Mais de 300 produtores rurais de Bujari foram beneficiados com a parceria entre Sema e Sepa Foto: Cedida

O secretário de Meio Ambiente, Israel Milani, fez a doação das mudas para a coordenadora do escritório da Sepa de Bujari, que organizou a distribuição. Ele destacou o carinho pelo município e ainda se comprometeu com a entrega de máquinas pesadas localizadas no Antimary, que serão cedidas para o escritório da Sepa e que serão usadas na recuperação de ramais.

“Essa é mais uma ação que a Sema está realizando no Mês do Meio Ambiente. Muitos produtores rurais do estado ainda não conhecem o trabalho da equipe do Viveiro da Floresta e trazer essas 5 mil mudas até as comunidades é essencial para dar essa visibilidade. Nossa meta é trabalhar diretamente com o produtor, auxiliando no reflorestamento das áreas degradadas”, conta Milani.

A coordenadora do escritório da Sepa no Bujari, Fabricia Oliveira, destaca: “Agradeço a parceria com o secretário, que veio pessoalmente fazer essa entrega e distribuição com os produtores do município e estamos à disposição da Secretaria de Meio Ambiente para juntos somarmos tarefas e resultados”.

Produtores esperançosos

Entre os produtores presentes estava Giovana Castelo Branco, coordenadora estadual do Movimento de Mulheres Camponesas e moradora do assentamento Walter Arce, onde mantém sua produção. Feliz com a entrega, ela ressalta o significado desse tipo de apoio. “Essa foi uma ação de fundamental importância para os nossos produtores rurais porque vamos poder fortalecer a parte frutífera das nossas propriedades e ainda fazer reflorestamento. Agradecemos em nome dos produtores e estamos prontos para caminhar juntos”, disse.

Morador de longa data do município, Alberto Torres, de 55 anos, também reflete sobre a entrega para os produtores: “É um apoio muito grande. Tá todo mundo de parabéns. É a valorização do produtor rural, o que nos deixa gratos porque o Bujari só tem a ganhar”.