Governo disponibiliza aluguel social à população afetada pelas enchentes

O governador do Acre, Gladson Cameli, anunciou na noite desta terça-feira, 28, em pronunciamento, medidas assistenciais para ajudar a população prejudicada pelo transbordamento dos rios e igarapés que perpassam pelo Acre, em decorrência das fortes chuvas.

Uma das medidas levantadas é o aluguel social, um auxílio assistencial do governo federal, por meio do pagamento de um valor estabelecido que irá alocar recursos para custear a moradia de pessoas que tiveram suas residências destruídas pela força das águas. O benefício terá duração de três meses.

Nível do Rio Acre ultrapassa 17,07 metros, em Rio Branco. Foto: Pedro Devani/Secom

Adriana Pepes, diretora de Assistência Social, conta: “O valor do aluguel social varia entre o tamanho do núcleo familiar, indo de R $450 a R$ 650, em situações de calamidade pública. É uma medida tomada para dar maior apoio para as famílias que se encontram em vulnerabilidade social”.

Para habilitar-se ao programa, os beneficiários também precisam preencher requisitos específicos, como: pertencer à família cuja renda seja igual ou inferior a três salários mínimos e não possuir imóvel próprio. Será vedada a concessão a famílias que tenham sido contempladas com moradia provisória fornecida pela administração pública.

Além do aluguel social, o governador do Acre também confirmou o pagamento do programa Auxílio do Bem para 10 mil famílias atingidas diretamente pela enchente. Os servidores públicos estaduais em atividade e aposentados afetados pelas inundações, podem contar com a antecipação de 50% do valor da primeira parcela do 13º salário e a cota referente ao terço de férias. O repasse será feito mediante requerimento do trabalhador.

Confira o pronunciamento:

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter