Governo discute rearticulação do Plano Estadual de Gestão de Políticas Públicas para Mulheres

O Governo do Estado do Acre, por intermédio da Secretaria de Estado de Assistência Social, dos Direitos Humanos e de Políticas para as Mulheres (SEASDHM), realizou nesta segunda-feira, 14, uma reunião junto a outras secretarias para a rearticulação do Plano Estadual de Gestão de Políticas Públicas para Mulheres.

O evento contou com a presença da Secretaria Estadual de Educação (SEE), Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão (Seplag), Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac), Instituto de Administração Penitenciaria (Iapen), Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológico (Ieptec), entre outras instituições.

Objetivo da discussão é o restabelecimento do Plano Estadual de Gestão de Políticas Públicas para Mulheres Foto: Neto Lucena

O objetivo principal é o restabelecimento do Plano Estadual de Gestão de Políticas Públicas para Mulheres dentro das secretarias e instituições do governo, visando a redução da desigualdade de gênero, o enfrentamento do preconceito, contribuindo e garantindo a participação das mulheres no processo de consolidação das políticas públicas e a firmação dos tratados e acordos internacionais ratificados pelo Governo Federal, relativos ao direitos humanos e ao direito da mulher.

Por meio da diretoria de Políticas para Mulheres, será possível trabalhar a autonomia das mulheres, o enfrentamento de toda e qualquer forma de violência. A diretora de Políticas para Mulheres, Isnailda Godim ressaltou que “trabalhando essa transversalidade, fortalecendo as políticas por meio das secretarias, estaremos também fortalecendo nosso governo”.

A formação desse comitê dentro das secretarias e demais órgãos fará o monitoramento das ações para garantir a efetivação das políticas, principalmente no interior. O plano é fruto de conferências realizadas nos municípios e na capital.

“A participação da sociedade civil valida o trabalho. Esse conhecimento é um norte para a política de direito das mulheres dentro das políticas gerais na área da saúde, educação, cultura e produção rural em todas as áreas”, ressaltou a secretária de Estado, Claire Cameli.

Formação de comitê vai garantir a efetivação das políticas Foto: Neto Lucena

Foi apresentado, ainda, durante a reunião, a Patrulha Maria da Penha e o aplicativo Botão da Vida, que consistem, respectivamente, em uma tropa especializada na prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher, além de auxiliar mulheres, especificamente com medida protetiva deferida pela Justiça.

Reunião enter instituições aconteceu nesta segunda-feira Foto: Neto Lucena

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter