Governo discute projetos inovadores em sustentabilidade

Tião Viana se reuniu com parte da equipe ambiental do Estado e representante da Earth Innovation Institute (Foto: Sérgio Vale/SEcom)
Tião Viana se reuniu com parte da equipe ambiental do estado e representante da Earth Innovation Institute (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O governador Tião Viana recebeu na noite de quinta-feira, 19, representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação dos Serviços Ambientais (IMC) e da ONG Earth Innovation Institute (EII), que atua nos Estados Unidos. Eles discutiram um pouco sobre parcerias para a implantação de projetos inovadores para o Acre e o fortalecimento das cadeias produtivas já implantadas pelo governo.

Desde o dia 18, o Acre tem sido sede do Conselho Inter-Regional Amazônico (CIAM), no qual estão sendo discutidas as políticas públicas direcionadas ao desenvolvimento sustentável do estado e a experiência jurisdicional na Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação (REDD+).

O coordenador da Companhia de Desenvolvimento de Serviços Ambientais (CDSA), Dande Tavares, explica: “Estamos reunindo as experiências do setor público e convidando o setor privado para participar das discussões também. Estamos conseguindo viabilizar interesses na economia de baixo carbono no Acre”.

Segundo o Earth Innovation Institute, o Acre é pioneiro no modelo de produção sustentável. Um exemplo é a redução, em 2015, de 10% do desmatamento ilegal e a implantação do peixe, da castanha, do látex e de outros produtos no mercado, respeitando as questões ambientais, sociais e climáticas.

O representante do EII, Daniel Nepstad, realizou visitas às cadeias produtivas do estado e ressalta que o Acre tem se tornado uma vitrine no setor. “O que vimos é a implantação de grandes ideias que nasceram anos atrás, e agora o estado está colhendo os frutos, junto com os produtores, seringueiros, indígenas e assentados. Nossa organização está apoiando esta agenda do Acre de mudança para negócios sustentáveis, atraindo investidores e abrindo mercados.”

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter