Governo discute oferta de crédito rural a produtores de Mâncio Lima

Comunidade e Seaprof aproveitam sombra das árvores e realizam reunião sobre crédito na zona rural de Mâncio Lima (Foto: Leônidas Badaró/Secom)
Comunidade e Seaprof aproveitam sombra das árvores e realizam reunião sobre crédito na zona rural de Mâncio Lima (Foto: Leônidas Badaró/Secom)

O governo do Estado tem com uma de suas principais metas de trabalho aumentar a oferta de crédito aos produtores rurais do estado. Para que isso aconteça, equipes da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof) percorrem as comunidades rurais explicando a importância do crédito para alavancar a produção agrícola e tirando as dúvidas dos produtores.

É o que tem sido realizado nos últimos dias na região do Vale do Juruá. Em diversas reuniões, técnicos da Seaprof explicam quais as linhas de crédito e como os produtores podem ter acesso a elas.

É também explicado que os escritórios de cada município estão à disposição para que cada produtor possa fazer seu projeto de financiamento.

Em Mâncio Lima, na comunidade do Alto Pentecostes, onde vivem mais de 250 famílias produtoras rurais, o governo montou uma força-tarefa para, durante a reunião, já levantar os dados necessários de cada produtor interessado no crédito e dar início ao projeto de financiamento que será encaminhado posteriormente aos bancos.

Um dos produtores atendidos foi Tiago Alencar que pretende acessar o crédito para custeio da sua produção. “Com esse recurso a gente pode trabalhar com mais tranquilidade. A presença da Seaprof é muito importante porque eles fazem o projeto para gente e ainda prestam assistência técnica”, afirma.

Plano Safra e a redução dos desmatamentos

Servidora da Seaprof atende produtor rural interessado no crédito agrícola na própria comunidade (Foto: Leônidas Badaró/Secom)
Servidora da Seaprof atende produtor rural interessado no crédito agrícola na própria comunidade (Foto: Leônidas Badaró/Secom)

O encontro foi importante para que a equipe da Seaprof ouvisse dos produtores que já acessaram ou tentaram acessar o crédito quais as principais dificuldades.

A excessiva burocracia aparece como um dos grandes problemas. “Estamos em contato com os bancos para que os entraves burocráticos serem os menores possíveis. Com o acesso ao crédito pelo produtor, todo mundo ganha, inclusive o banco que alcança suas metas de financiamento”, afirma Glenilson Figueiredo, gestor da Seaprof.

O crédito é uma ferramenta importante para promover o aumento da produção e diminuir as queimadas e desmatamentos. “Com o Plano Safra, lançado pela presidente Dilma, os produtores de todo o país têm à disposição mais de 28 bilhões de reais. O crédito é a saída para essa crise que vivemos. Esses recursos vêm para fortalecer a nossa produção familiar”, explica Glenilson.

Os produtores rurais dispostos a acessar o crédito vão ter uma resposta rápida. Uma nova reunião com a equipe da Seaprof está marcada para o próximo dia 8 de setembro.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter