Governo dialoga sobre coleta de material de mulheres vítimas de violência sexual

Com o objetivo de habilitar junto ao Ministério da Saúde (MS) o serviço de coleta de vestígios no atendimento a mulheres vítimas de violência sexual, representantes da Secretaria de Segurança Pública (Sesp) e da Maternidade Barbara Heliodora (MBH), têm realizado reuniões para discutir a estruturação do fluxo de atendimento.

MBH é referência no Acre no atendimento a mulheres vítimas de violência sexual (foto: Júnior Aguiar/Sesacre)

“O objetivo dos encontros é traçar um fluxo para uma pactuação entre as secretarias e habilitar junto ao Ministério da Saúde, para que a coleta de vestígio referente à vítima de violência seja realizada dentro da maternidade”, explica a gerente da MBH, Serlene Gonçalves.

Desde 2006, a maternidade realiza o trabalho de acolhimento de mulheres vítimas de violência sexual.

“Quando o serviço passa a ser credenciado, ele vem a dar uma resposta melhor, e nós pretendemos trabalhar outros eixos com os municípios e outras secretarias para fortalecer ainda mais esse atendimento”, destaca Serlene Gonçalves.

A parceria propõe que o serviço de coleta, seja realizado ainda dentro da maternidade e posteriormente encaminhado ao laboratório do Departamento da Polícia Técnico-Científica (DPTC) para a devida análise. O material recolhido fica armazenado por um longo período, permitindo que a vítima possa solicitar essas provas para análise posterior.

Atualmente, a MBH dispõe de uma equipe especializada, que atende a vítima pela porta de urgência e emergência, que passa a receber as medicações e vacinas indicadas e também o direcionamento para o psicólogo e atendimento com uma médica especializada.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter