Governo decreta ponto facultativo nesta segunda e terça-feira

O governo do Estado decretou na noite deste domingo, 1, que nesta segunda e terça-feira, 2 e 3, será ponto facultativo para os servidores públicos da capital. A medida é voltada para que os servidores possam ser voluntários no trabalho junto aos abrigos que atendem as pessoas atingidas pela cheia em Rio Branco, além de amenizar a circulação de veículos e pessoas no centro da capital após o Rio Acre atingir a marca de 17,60 metros.

A medida foi tomada pelo governador Tião Viana e o prefeito Marcus Alexandre. Segundo a secretária de Gestão Administrativa, Sawana Carvalho, o único abrigo que apresenta um número de voluntários tranquilo é o do Parque de Exposições. Os abrigos do Sest/Senat, Sesc Bosque e Sesi precisam do apoio e solidariedade de pessoas como voluntárias voltadas para o acolhimento das famílias, atividades de recreação e entrega da alimentação.

Para as pessoas que não forem se dirigir ao trabalho voluntário, o governo pede que evitem sair de casa em direção às áreas centrais da cidade, já que a mobilidade urbana tem sido prejudicada, principalmente com a interdição da Ponte Metálica. O decreto poderá ser prorrogado de acordo com a necessidade.

O ponto facultativo não se aplica aos servidores da Secretaria de Saúde, onde o trabalho segue normalmente, por esta prestar um serviço essencial à população, principalmente neste período de enchente. “Serão liberados apenas os servidores que tiveram a residência atingida pela cheia ou que estão trabalhando nos abrigos”, informa a Sesacre.

Os serviços essenciais de limpeza, coleta de lixo e conservação da cidade, bem como o atendimento ao público nos Centros de Atendimento ao Cidadão (CAC), serão mantidos. As Unidades de Referência de Atenção Primária (URAPs), as de Pronto Atendimento (UPAs) e Centros de Saúde terão funcionamento normal.

Leia a nota oficial:

O governador Tião Viana e o prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, em face do momento difícil vivido na capital do Estado, provocado pela cheia do Rio Acre, decretam ponto facultativo nas repartições públicas estaduais e municipais nos próximos dois dias.

O decreto poderá ser prorrogado, dependendo de como a situação se apresentar nos dias subsequentes.

Nesta oportunidade, pedindo que as pessoas que não estejam no trabalho voluntário evitem sair de suas casas para as áreas centrais da cidade, haja vista que a mobilidade urbana está extremamente prejudicada na capital.

O momento é de mais sensibilização, solidariedade, união e trabalho, para que, juntos, possamos superar os obstáculos que teremos pela  frente.

Tião Viana

Governador do Estado do Acre

Marcus Alexandre

Prefeito de Rio Branco