resultado

Governo comemora vacinação de 98,3% do gado acreano em última campanha contra a aftosa

O Governo do Estado do Acre, por meio do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf), divulgou nesta segunda-feira, 23, que a cobertura vacinal da última campanha contra a febre aftosa chegou a 98,3% do rebanho bovino acreano.

O número é considerado um sucesso, superando o valor da mesma campanha em novembro de 2018, que chegou a 95,03%. A segunda etapa da vacinação este ano foi realizada durante todo o mês de novembro, com obrigação de vacinação do rebanho de todas as idades, de mamando a caducando, nos 22 municípios.

Campanha de novembro caminha para ser a última antes do Acre se tornar zona livre de aftosa sem vacinação Foto: Marcos Vicentti/Secom

O Acre possui cerca de 3,3 milhões de cabeças de gado, com um patrimônio pecuário avaliado em R$ 5 bilhões e que gera 75 mil postos de trabalho em toda a cadeia. O setor é o terceiro que mais movimenta economicamente o PIB do estado, com cerca de R$ 1 bilhão anualmente.

O presidente do Idaf, Rogério Melo, destacou que o excelente resultado é uma consequência direta do empenho e dedicação dos servidores do Instituto.

“A partir de 95% de índice de cobertura, o desafio fica enorme, principalmente no Acre, onde temos uma logística desafiadora, incluindo municípios isolados. Temos que destacar servidores para acompanhar, com inúmeros dias de campo. Por isso agradecemos a todos pelo trabalho. O Idaf é o guardião do agronegócio e essa é uma conquista importante para todo o estado”, conta o presidente.

A campanha também contou com o apoio institucional do Fundo de Desenvolvimento da Pecuária do Acre (Fundepec), principal parceiro na realização de serviços e alocação de recursos, além da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Acre (Faeac) e o deputado estadual Neném Almeida, articulador da Comissão de Agricultura e Pecuária da Assembleia Legislativa.

Próximo passo

Vacinando seu gado há 20 anos ininterruptos com duas campanhas por ano, o Acre é reconhecido internacionalmente pela Organização Mundial da Saúde Animal como zona livre de aftosa com vacinação há 14 anos, em virtude dos resultados exitosos de suas políticas de defesa e inspeção animal.

A expectativa é que esta tenha sido a última campanha de vacinação e que o Acre passe, a partir de 2020, a ser zona livre de aftosa sem vacinação, certificado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.