Governo começa turmas do ensino técnico em Senador Guiomard com 175 jovens

Tião Viana comemora que em seu governo mais de 50 mil jovens já foram atendidos por cursos técnicos (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O governador Tião Viana visitou noite de segunda-feira, 18, os alunos da Escola 15 de Junho, em Senador Guiomard, que estão fazendo parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) na modalidade MedioTec, onde o jovem conclui o Ensino Médio aliado ao ensino de uma profissão.

No Quinari, 175 jovens passam a fazer o MedioTec, com seis turmas em cursos da área de saúde, gastronomia, hospitalidade e serviços de lazer. Só em Rio Branco, 1.193 já começaram em 45 turmas e o programa irá chegar aos 22 municípios do Acre.

Durante toda a gestão de Tião Viana, mais de 50 mil jovens já foram atendidos por cursos técnicos ofertados por meio do Instituto Dom Moacyr (IDM) e suas unidades de ensino. Com outros programas como o Quero Ler, que pretende erradicar o analfabetismo em 2018, o Centro de Estudos de Línguas (CEL), o Instituto de Matemática, Ciências e Filosofia do Acre (IMCF) e sete escolas de ensino médio de tempo integral já instaladas, o governo comemora novas iniciativas dentro da educação que vão além do ensino regular.

“Estamos atuando em todos os municípios do Acre, com mais de três mil alunos pelo IDM e esta juventude está motivada a agraciada pelo governo ter trago cursos que já os colocam no mercado de trabalho assim que saírem da escola”, disse a diretora-presidente do IDM, Rita Paro.

Beatriz Almeida sonha em ser veterinária, mas sabe que com o curso técnico já estará no mercado de trabalho (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Entre as jovens beneficiadas pelo MedioTec se encontra Beatriz Almeida, de 16 anos, que começou o curso de técnica em lazer. “Pra mim esse curso significa uma oportunidade muito grande para o meu futuro, porque eu quero ter uma carreira e ser veterinária, mas se eu não conseguir me formar nisso, eu já tenho algo específico e que eu possa correr atrás, ainda mais que tem poucos profissionais nessa área de lazer”, conta.

O deputado federal Leo de Brito, que é um grande incentivador do ensino técnico no Acre, também acompanhou a agenda em Senador Guiomard. “A educação é essencial para o desenvolvimento de qualquer sociedade e aqui no Acre se investe com muita prioridade nela. E quando se dá oportunidade, a juventude vai longe, por isso temos que agradecer ao governador Tião Viana por esse investimento e apoiar com nosso mandato”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter