Parceria

Governo celebra termo de cooperação para realização de cursos profissionalizantes e tecnológicos

O governador do Estado do Acre, Gladson Cameli, assinou na noite deste sábado, 3, o termo de cooperação técnica entre o Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec) e o Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais (IMC) para a realização de cursos nas modalidades de educação profissional e tecnológica. O convênio entre os dois órgãos tem duração de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.

Para Cameli, proporcionar formação educacional de qualidade para a população é um dos pilares de seu governo. O gestor acredita que este tipo de investimento mudará o futuro do Acre.

Gladson Cameli afirmou que investir em formacao educacional está entre as prioridades de sua gestão Foto: Odair Leal/Secom

“A educação é o melhor investimento que um governante pode fazer pelo seu povo e é isso que estamos promovendo aqui nesta noite. Saibam que ações como esta têm o meu total apoio porque a partir dessa assinatura eu tenho certeza que a vida de muitas pessoas vai mudar para melhor”, afirmou.

Pelo acordo, o Ieptec fica responsável pela efetivação de matrículas, pelo acompanhamento do controle e registro da vida escolar dos educandos, pela seleção e capacitação dos mediadores que atuarão na formação profissionais, elaboração da proposta pedagógica, entre outros pontos.

Já o IMC terá que garantir todas as condições necessárias para a execução das atividades do plano de trabalho, promoção do intercâmbio interinstitucional na troca de informações, supervisionar o conteúdo técnico das atividades, dentre outros.

Segundo o diretor-presidente do Ieptec, Francineudo Costa, a partir desta parceria será possível garantir a formação de centenas de pessoas por meio dos cursos que serão oferecidos gratuitamente pelo instituto.

Diretor-presidente do Ieptec, Francineudo Costa, durante assinatura de convênio com o IMC Foto: Odair Leal/Secom

“Este termo é uma iniciativa para que nós possamos ofertar cursos profissionalizantes para atender às demandas do IMC que tem justamente a proposta de oferecer serviços ambientais e dentro desta área está a formação da população tradicional, indígenas e produtores familiares. Temos a Escola Agrícola que estará ofertando cursos nas áreas de floresta, agroecologia, piscicultura e nas mais diversas áreas do agronegócio”, pontuou .

De acordo com o diretor-presidente do Instituto de Mudanças Climáticas, Carlito Cavalcanti, o convênio firmado será muito importante para a efetivação das políticas públicas voltadas para a área de capacitação educacional da atual gestão estadual.

Diretor-presidente do IMC, Carlito Cavalcanti, comemora celebração de convênio com Ieptec Foto: Odair Leal/Secom

“Essa cooperação é muito importante porque entra em uma área que é essencial para tudo que o governo está pretendendo e a educação é transformadora e é ela que vai dar a base para que o nosso governo tenha realmente competência e expertise para desempenhar bem suas funções e fazer as mudanças que melhorem a vida das pessoas”, ressaltou.

O evento foi realizado no estande do Ieptec no Parque de Exposições e faz parte da programação oficial da Expoacre, a maior feira de agronegócios e entretenimento do estado que neste ano chega a sua 46ª edição.