Governo capacita Agentes Comunitários Indígenas de Saúde

Nesta semana o governo do Acre realiza a capacitação de 200 novos Agentes Comunitários Indígenas de Saúde (ACIS) que necessitam de qualificação profissional para continuar atuando em suas terras indígenas. O curso abrange 18 etnias do Estado do Acre e alcança também etnias localizadas no Amazonas.

Indígenas de todo o Estado recebem formação para atuar na área de Saúde em suas localidades (Foto: Assessoria IDM)
Indígenas de todo o Estado recebem formação para atuar na área de Saúde em suas localidades (Foto: Assessoria IDM)

O curso está no terceiro módulo. A cada etapa de estudos os indígenas reúnem-se no munícipio de Plácido de Castro ou Cruzeiro do Sul, onde permanecem até a finalização das atividades.

A formação é realizada pelo instituto Dom Moacyr (IDM) por meio da Escola de Saúde. Com esse trabalho o governo do Estado qualifica profissionais que já dominam a língua e a cultura locais para atuar dentro da sua comunidade. Anna Abreu, coordenadora da Escola de Saúde, acompanha a execução da formação que é realizada por enfermeiros e técnicos especializados.

Vivaldo Domingos Kaxinauwá, mora na aldeia Nova Fortaleza, onde são necessários dois dias de barco para chegar ao município de Santa Rosa do Purus. Vivaldo acompanha 15 famílias, num total de 98 pessoas. “Com o aprendizado a gente está ajudando a diminuir a transmissão de doenças nas comunidades, prevenindo gripe, diarreia, conjuntivite, pneumonia, evitando que as pessoas precisem ir para a cidade para se tratar,” afirma.

Paulo Macambira Kaxinauwá, morador da terra indígena Rio Humaitá, que leva quatro dias de barco para chegar à cidade de Tarauacá, disse: “É muito bom trocar as experiências com os mediadores, acompanho 89 pessoas. O que a gente não consegue curar na pajelança a gente leva pra cidade, e o governo tá ajudando muito a gente a zelar o nosso povo.”

“A formação não vai mudar a cultura do índio junto ao pajé, junto à parteira, mas irá respeitar a condição intercultural e os saberes tradicionais de cada povo, complementando com a formação do ACIS. Com essas ações o governo tem contribuído com a saúde da população indígena do nosso Estado,” declara o diretor-presidente do IDM, Marco Brandão.

 

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest