meliponicultura

Governo busca apoiar profissionalização da cadeia do mel no Acre

O secretário de Produção e Agronegócio (Sepa), Edivan Azevedo, recebeu na manhã desta segunda-feira, 9, representantes da Associação Floresta com Abelha, que reúne cerca de 20 produtores de mel em todo o estado que buscam profissionalizar a cadeia do mel e receber novos investimentos.

Na sede da Sepa, secretário se reuniu com membros Associação Floresta com Abelha e técnicos do setor Foto: Samuel Bryan/Secom

A Associação informou que há um recurso do programa REM/KfW para a cadeia do mel no valor de R$ 300 mil e planeja apresentar um projeto para a criação de quatro Casas de Mel, onde será feito o beneficiamento do produto, com uma unidade em Xapuri, outra em Cruzeiro do Sul e duas em Rio Branco.

Hoje o Estado não tem mais o controle da quantidade de mel produzido no Acre e a criação das casas sem dúvida seria uma ótima maneira de quantificar esse produto. Segundo as últimas medições, em 2018 o Acre produziu cerca de 20 toneladas do produto. A expectativa é que em 2019 esse número tenha aumentado em 10%.

Edivan Azevedo destacou que o governo vai estudar a viabilidade dos projetos e pedir uma consultoria entre os técnicos da Sepa para que todos os protocolos e fiscalizações sejam realizados a ponto de que o mel acreano possa ganhar novos mercados.

“Temos que ter essa preocupação de produção e inspeção. Queremos que esse produto não esteja só no mercado interno, mas que todas as normas sanitárias sejam seguidas para alcançar mercados externos”, conta o secretário.

Maria Paulina, presidente da Associação Floresta com Abelha, ressalta ainda que o Acre avançou muito nos últimos anos na meliponicultura, mas que é essencial a parceria com o setor público para a profissionalização desse mercado, com atualizações de técnicas e tecnologias para os produtores.