investimento

Governo avança com obras de saneamento em Porto Acre e Vila do V

Com o objetivo de melhorar a infraestrutura e o sistema de saneamento básico no Acre, o Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Água e Saneamento (Depasa), segue com os investimentos na capital e nos municípios.  Atualmente, somente entre as obras executadas pelo Depasa, 19 estão em fase de conclusão. Os projetos contemplam intervenções de implantação, ampliação e melhorias de sistemas de captação, tratamento e distribuição de água e infraestrutura urbana.

Na Vila do V, região do município de Porto Acre, são realizadas obras de melhoria do sistema de abastecimento de água do local. A obra contempla a construção de novo sistema de captação, açude e estação de tratamento. Com capacidade para tratar até 30 litros de água por segundo, a estação da Vila do V vai abastecer a Vila do Incra. O sistema foi projetado para suprir a necessidade de consumo de água do município para os próximos 20 anos. “Para nós, é a realização de um sonho”, afirma Reinaldo Santos, um dos moradores do local.

Em Porto Acre, projeto contempla melhorias no sistema de captação, tratamento e reserva de água Foto: Assessoria Depasa

Em visita a Porto Acre nesta quarta-feira, 13, o diretor-presidente do Depasa, engenheiro Tião Fonseca, vistoriou a obra que deve ser concluída até o mês de outubro. Com mais de 80% do projeto executado, resta apenas instalar bombas de captação e montar a casa de bombas. “Vamos trabalhar para entregar todos os sistemas em construção até o fim de julho”, adiantou Tião Fonseca.

O investimento vai permitir dobrar a capacidade de produção das unidades do Depasa na região de Porto Acre. As obras de melhoria e ampliação do sistema de abastecimento de água vão beneficiar mais de 6.500 famílias que moram no local.

Além das obras em Porto Acre, o Depasa segue com a execução dos projetos de infraestrutura urbana em Plácido de Castro, implantação e melhorias de sistema de saneamento em Jordão, Santa Rosa e Porto Walter, além da obra de modernização da ETA 1, em Rio Branco.