Governo assina convênio que libera recursos para sindicato de trabalhadores rurais

Os recursos fortalecem a organização sindical no Estado, garantindo maior participação do produtor rural nas decisões de classe

seaprof_produtores_foto_sergio_vale_5460060.jpg
seaprof_produtores_foto_sergio_vale_954106164.jpg

O governador Tião Viana assinou na noite desta sexta-feira, 29, convênios que garantem a liberação de R$ 517,5 mil para 17 sindicatos de produtores rurais do Estado (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O governador Tião Viana assinou na noite desta sexta-feira, 29, convênios que garantem a liberação de R$ 517,5 mil para 17 sindicatos de produtores rurais do Estado. Os recursos devem ser liberados em duas parcelas e usados para o apoio e manutenção das atividades dos sindicatos e fortalecimento de lideranças rurais. O dinheiro será liberado em duas parcelas.

A assinatura dos convênios aconteceu no Setor de Produção Agrícola, estande da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof) instalado na Feira de Negócios e Entretenimento do Acre (Expoacre).

Os sindicatos beneficiados são os de Brasileia, Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia, Jordão, Marechal Thaumaturgo, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Sena Madureira, Tarauacá, Xapuri, Senador Guiomard, Feijó, Acrelândia, Rio Branco e Plácido de Castro.

Participaram do evento os representantes dos sindicatos beneficiados, secretários de Estado, representantes de instituições públicas e privadas, empresários, imprensa e visitantes da Expoacre.

O governador Tião Viana disse que a liberação dos recursos é uma forma de fortalecer a organização sindical no Estado, garantindo maior participação do produtor rural nas decisões de classe. Viana argumenta que sem a organização dos trabalhadores os avanços no setor agrícola serão sempre menores. “Quem mais conhece a problemática da vida de um trabalhador rural é o próprio trabalhador. E quando ele se reúne no sindicato, nas associações, nas cooperativas, ele planeja bem, ele trabalha com conteúdo, com sinceridade e tendo a democracia como valor. Nesse caso, o resultado é muito melhor. E o governo quer fazer isso. Quer fortalecer a organização trabalhadora e quer conseguir melhores resultados a favor do setor produtivo e econômico rural do Acre”, disse Tião Viana.

O presidente interino da Federação dos Trabalhadores em Agricultura (Fetacre), Ruster de Almeida, disse que o incentivo do governo vai dar condições de fazer um movimento social mais forte e estar mais presente nas bases. “Teremos mais condições de acompanhar melhor os trabalhadores e trazer as demandas para que a gente possa apresentar para o governo e cobrar do governo, junto com as entidades públicas, que a gente possa fazer chegar as políticas públicas nos nossos municípios”, afirmou.

seaprof_produtores_foto_sergio_vale_iou98s6f8967.jpg

Os sindicatos beneficiados são os de Brasileia, Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia, Jordão, Marechal Thaumaturgo, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Sena Madureira, Tarauacá, Xapuri, Senador Guiomard, Feijó, Acrelândia, Rio Branco e Plácido de Castro (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O secretário da Seaprof, Lourival Marques, lembrou que este é o décimo terceiro ano em que acontece solenidade do tipo, em que são assinados convênios que resultam na liberação de recursos que ajudam os sindicatos em sua organização e manutenção. “Essa é uma forma do governo fortalecer as instituições e fortalecer a produção rural. Esse é o cumprimento de compromissos que estão sendo firmados e renovados há 13 anos consecutivos”, ressaltou Marques.

Já o secretário de Agricultura e Pecuária, Mauro Ribeiro, lembrou que na maioria dos Estados a relação dos governos com as instituições representativas dos produtores rurais não é tão amistosa como no Acre. “Tem muito Estado por aí que os trabalhadores rurais estão levando surras. Eles não estão recebendo recursos do governo para fortalecer a organização dos sindicatos, eles estão é correndo da polícia. Aqui, o governo abre mão de alguns recursos para fortalecer a organização dos trabalhadores rurais e vocês possam cobrar mais da gente. Nós não temos medo das cobranças. Podem apertar cobrar, pois nós estamos dispostos a trabalhar cada vez mais para atender o que a grande maioria da população precisa, especialmente os trabalhadores rurais”, garantiu Ribeiro.

O deputado estadual Moisés Diniz (PCdoB) disse que os sindicatos beneficiados representam cerca de 170 mil trabalhadores rurais. “São esses homens e essas mulheres que, nas cabeceiras dos rios e nas pontas dos ramais sentem mais de perto a dor do povo. Portanto, parabéns, governador Tião Viana, por ajudar os trabalhadores rurais do Acre a se organizar, a viver melhor e a defender mais cidadania, mais dignidade e mais vida para o seu povo”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter