Governo assina convênio com a Associação Seringueira Porto Dias

Serão beneficiadas 17 famílias, com a formação de 20 jovens da comunidade (Foto: Rose Farias/Secom)
Serão beneficiadas 17 famílias, com a formação de 20 jovens da comunidade (Foto: Rose Farias/Secom)

Como parte das atividades da Semana do Meio Ambiente, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semeia), assinou convênio com a Associação Seringueira Porto Dias (APSD) na segunda-feira, 6, para a implantação do Plano de Gestão e Confecção de Artefatos de Resíduo Madeireiro.

O ato na sede da APSD, no Projeto de Assentamento Agroextrativista Porto Dias, localizado em Acrelândia (cerca de 120 quilômetros de Rio Branco), contou com a participação da primeira-dama Marlúcia Cândida, do secretário de Estado de Meio Ambiente, Edegard de Deus, de gestores da área, do presidente da associação Jesus Freitas, de moradores e associados.

O convênio, no valor de R$ 702 mil, para execução em dois anos, é apoiado pelo Programa de Desenvolvimento Sustentável do Estado do Acre – Fase II, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Serão beneficiadas 17 famílias, com a formação de 20 jovens da comunidade.

“Somos gratos ao governo, por não se esquecer da gente aqui. É um motivo de alegria ser contemplado com um projeto que vai beneficiar nossa comunidade, nossos jovens. Por isso fiz questão de que viessem aqui neste momento. Há muita gente olhando para nós, e não vamos deixar o barco afundar”, disse o presidente da APSD.

O projeto, que consiste na confecção e comercialização de artefatos decorativos de madeira de resíduos florestais, teve como um dos elaboradores o artesão e design Nonato Montefusco, conhecido por seu trabalho em gamelas. “É um motivo de alegria, por ser um sonho antigo. Se Deus quiser, em julho e agosto, já estaremos trabalhando a todo vapor”, comentou Montefusco.

Edegard de Deus falou do tema da Semana do Meio Ambiente: “Não podia ser mais adequado assinar este convênio aqui na comunidade, no PAE Porto Dias, que realiza ações de aproveitamento da floresta de forma sustentável para melhorar a qualidade de vida. A comunidade está de parabéns e será exemplo neste projeto”, disse.

Marlúcia Cândida ressaltou a importância de o foco do projeto ser o público jovem. “Esta comunidade é referência, e acompanho suas ações, por isso a importância de a assinatura ser no local. Fiquei muito feliz, por ser um projeto que vai capacitar jovens, que serão multiplicadores desse aprendizado. A ideia é fomentar a ação para que a cartela de produtos tenha seu arrojo e diferencial no mercado, mas para isso é importante que a comunidade se empenhe, principalmente os jovens”, disse.

John Lennon Correia do Nascimento, 22 anos, é um dos jovens que participarão do Plano de Gestão Confecção de Artefatos de Resíduo Madeireiro. “Para mim, é um privilégio ter a primeira-dama como madrinha. Vai ser gratificante fazer parte, para que eu venha ajudar a comunidade, a família e ter uma renda financeira melhor. Meu sonho é que minha arte ganhe o mundo e eu possa ensinar também outros jovens”, declarou.