planejamento

Governo assina contrato para elaboração do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Turismo Indígena

O governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Empreendedorismo e Turismo, assinou, na segunda-feira, 18, no Espaço Kaxinawá, em Rio Branco, o contrato para elaboração do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Turismo Indígena.

Maná Kaxinawá, Tayane Belarmino e a Tainan Pinheiro, procuradora legal da empresa Iaperon, durante assinatura do contrato. Foto: cedida

O plano, fruto do convênio 896031/2019 firmado entre a Secretaria de Empreendedorismo e Turismo e a Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia, visa ser o balizador do etnoturismo acreano.

Trata-se de um estudo e planejamento estratégico para o desenvolvimento desse segmento no estado. O plano irá estabelecer a demanda turística real, inventário da oferta turística, diagnóstico e prognóstico turístico, diretrizes, programas e projetos voltados para o fortalecimento do setor. A iniciativa atenderá 43 aldeias e 15 povos indígenas.

“O plano facilita a captação de recursos e a organização deles. O que queremos é fortalecer o turismo indígena, fazendo com que o mundo conheça essa cultura tão rica”, explica a secretária de Empreendedorismo e Turismo em exercício, Taiane Belarmino.

Manoel Gomes Kaxinawá, conhecido como Maná, representante das comunidades indígenas, fala que é um feito inédito para os povos da floresta. “Em 52 anos de resistência, pela primeira vez, estamos assinando um convênio como esse. Eu fico muito feliz”.

O projeto tem inicialmente a duração de seis meses. A empresa Iaperon foi a vencedora do processo licitatório e vai realizar a pesquisa da demanda turística indígena do Acre, apresentando o inventário.